Faro

Teatro Gregório Mascarenhas

Os trabalhos de arqueologia desenvolvidos pela Era-Arqueologia S.A., numa prespectiva preventiva e de minimização de impactos sobre o património arqueológico decorrentes da obra de reabilitação do edifício, permitiram a recolha de significativos dados relativos ao conhecimento da herança islâmica da cidade de Silves numa zona periférica relativamente aos espaços das antigas Medina e Alcáçova

Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Silves

Esta intervenção teve como objectivo principal a realização de sondagens de diagnóstico no sentido de compreender o potencial científico e patrimonial deste espaço, tendo em vista a avaliação de impactes e a preconização de medidas de minimização relativamente aos trabalhos de Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Silves levados a cabo pelo Programa Polis de Silves.

Convento das Bernardas

Os trabalhos de arqueologia realizados no antigo convento das Bernardas, Tavira, permitiram observar a dinâmica da evolução do espaço naquela zona da cidade, desde a construção do convento cisterciense nos inicios do século XVI até à sua transformação em Fábrica de Moagem e Massas a Vapor nos finais do século XIX.

Parque da Cidade de Lagos

Os trabalhos de acompanhamento arqueológico realizados em Lagos, na área a afectar pelas obras de construção de um parque de estacionamento subterrâneo, Parque da Cidade/ Anel Verde, da responsabilidade do Consórcio EL, S.A.

Milreu

Trabalho que visou a execução de sondagens preventivas de implantação do Centro Interpretativo da estação arqueológica de Milreu, procurar conhecer e compreender o estabelecimento da relação das realidades arqueológicas postas a descoberto com os vestígios já conhecidos.

Alcalar 7

Conservação e Restauro no monumento 7 de Alcalar (Portimão), enquadrado no projecto "Centro Interpretativo das Ruínas Megalíticas de Alcalar" num concurso lançado pelo IPPAR.

Ermida de Santo António

Trata-se de uma antiga Ermida dedicada a Santo António. Terá sido provavelmente construída na 2ª metade do século XVIII, tendo perdido o seu uso religioso entre 1803 e 1853, começando a ser utilizada para fins profanos. A última actualização do sítio levou à construção de um piso superior, que veio cortar os altares. Da construção original existem ainda vestígios de frescos com decoração geométrica, que terão decorado os altares. Durante os trabalhos de escavação foram detectados enterramentos.

Villa Romana da Abicada

A equipa da ERA realizou trabalhos de conservação e restauro num conjunto de pavimentos em mosaico da Villa Romana da Abicada depositados no Museu de Portimão.

Monumento 7 de Alcalar

Conservação e Restauro no monumento 7 de Alcalar (Portimão), enquadrado no projecto - Centro Interpretativo das Ruínas Megalíticas de Alcalar - num concurso lançado pelo IPPAR.

Recuperação e requalificação da antiga igreja do Convento da Graça, Loulé

Os trabalhos arqueológicos inserem-se no âmbito do projecto de recuparação do Portal da antiga Igreja do Convento da Graça e à requalificação do seu espaço interior a realizar pelo Município de Loulé.

Edifício nº 5 a 7, Rua dos Machados (Tavira)

A intervenção arqueológica realizada na Rua dos Machados 5 a 7, em Tavira, inseriu-se numa prespectiva de minimização de impactes patrimoniais face aos trabalhos de movimentação de terras, previstos no âmbito da empreitada de reabilitação do edifício aqui localizado. Nesse sentido, foram realizadas quatro sondagens de diagnóstico e a escavação integral da área de implantação do futuro tanque/piscina

Campo de Golfe de Palmares (Lagos)

Os trabalhos arqueológicos de minimização de impacte sobre o património arqueológico realizados entre Julho de 2009 e Setembro de 2010 no âmbito do empreendimento do Campo de Golfe de Palmares (Lagos). Destacam-se os dados relativos aos sítios arqueológicos de Palmares 3, Sete Figueiras 4 e Monte Augusto 1.

Hotel Casa Mãe, Lagos

As obras a realizar no âmbito do projecto de construção do Hotel Casa Mãe sito na rua do Jogo da Bola/Rua do Caracol no 11 e 13, em Lagos, desenvolvem-se em Zonas de Sensibilidade Arqueológica de Grau 3 –Sensibilidade reduzida (Zona intramuros fora das áreas com sensibilidade arqueológica e antiga estrada de Portugal e paredão fluvial) e localizam-se na Zona Especial de Proteção (ZEP) as muralhas e torreões de Lagos (portaria Publicada do DG, II Serie, no 275 de 24/11/1969. Monumento Nacional: Decreto no 9842, DG, I Serie, no 137, de 20/06/1924.

Sítio Figueiras 2 e 3 – Lagos

A ERA está a realizar na Meia Praia, em Lagos, um projecto de actuação arqueológica relacionada com um processo de urbanização.

Moinho do Rodete, Silves

Os trabalhos de campo levados a cabo pela ERA em 2005 tiveram como principais objectivos a avaliação do potencial cientifico, patrimonial e museológico do conjunto edificado.

Ermida de Santo António, Monchique

Os trabalhos de arqueologia levados a cabo na Ermida de Santo António enquadraram-se numa perspectiva de arqueologia preventiva e de diagnóstico, face às obras que a Câmara Municipal previa executar no local.

Portela 1, Freguesia de S. Bartolomeu de Messines, Silves

O sítio da Portela 1 situa-se no sub-lanço S. Bartolomeu de Messines/VLA, correspondente ao traçado da auto-estrada A2, Freguesia de S. Bartolmeu de Messines, Silves. Este local foi identificado no Estudo de Impacto Ambiental efectuado, em Agosto de 1999, pela ERA-Arqueologia.

São Vicente, Freguesia de Paderne, Silves

Localizado na freguesia de Paderne, distrito de Faro, o sítio de São Vicente foi identificado no Estudo de Impacto Ambiental efectuado pela ERA-Arqueologia, em Agosto de 1999.

Vale Romeira, Freguesia de S. Bartolomeu de Messines, Silves

Localizado na Freguesia de S. Bartolomeu de Messines, Silves, este sítio foi identificado no Estudo de Impacto Ambiental efectuado pela ERA-Arqueologia em Agosto de 1999.

Castelinho, sublanço S. Bartolomeu de Messines/VLA

Os trabalhos arqueológicos efectuados no sítio do Castelinho decorreram entre 14 e 25 de Agosto de 1999 e foram adjudicados à ERA-Arqueologia pela Tecninvest.

Portela 3 - Fase 2

A intervenção arqueológica no povoado islâmico da Portela 3 foi realizada no contexto das medidas de minimização dos impactes negativos provocados pela construção da A2.

Portela 3 (Sítio 2)

O sítio 2 da Portela 3 (S.Bartolomeu de Messines) foi identificado durante o acompanhamento arqueológico da construção da A2 – Sublanço S.Bartolomeu/VLA com a descoberta de ossos humanos.

Herdade das Navalhas, Faro

Estes trabalhos decorreram no âmbito da construção do Campo de Golfe da Herdade das Navalhas, no Concelho de Faro, e enquadraram-se numa perspectiva de avaliação e caracterização de vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados pela obra.

Quinta da Ombria, Concelho de Loulé

Os trabalhos arqueológicos de prospecção sistemática aqui realizados surgiram no âmbito do Estudo de Impactes sobre o Património Arqueológico na área abrangida pelo Projecto do Núcleo de Desenvolvimento Turístico da Quinta da Ombria.

Herdade da Sabrosa, concelho de Lagos

Esta intervenção inseriu-se no âmbito do Estudo de Viabilidade a realizar na área da Herdade da Sabrosa, correspondendo à execução da 1ª e 2ª Fases de trabalhos propostos: pesquisa bibliográfica e prospecções de terreno.

Herdade do Reguengo, Mexilhoeira Grande

Esta intervenção consistiu no levantamento documental, bibliográfico e cartográfico sobre o património existente, procedendo-se, de seguida, a trabalhos de prospecção sistemática.

Mosaico de Boca do Rio, Vila do Bispo

A ERA-Arqueologia efectuou o diagnóstico do estado de conservação do pavimento de mosaico deste sítio arqueológico, avançando também com proposta de intervenção de recuperação sobre o mesmo.

Porto de Ponta Delgada

A ERA-Arqueologia levou a cabo a inventariação do património arqueológico e arquitectónico no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental da área a afectar pelas Obras de Ampliação e Reordenamento do Porto de Ponta Delgada.

Aproveitamento Hidroagrícola das Furnazinhas

Este trabalho de prospecções sistemáticas teve como objectivo a identificação de vestígios arqueológicos e património etnográfico e arquitectónico que pudessem vir a ser afectados pela execução da obra.

Parque de Estacionamento Subterrâneo, Pontinha, Faro

Os trabalhos efectuados na zona da Pontinha, em Faro, enquadraram-se numa perspectiva preventiva de minimização de impacte, tendo como objectivo a avaliação do potencial arqueológico da área de subsolo a afectar pela construção de um parque de estacionamento subterrâneo.

Cine-Teatro Farense (Acompanhamento)

Esta intervenção consistiu no acompanhamento arqueológico durante a remoção mecânica de subsolo no âmbito do projecto de remodelação do Cine-Teatro.

Parque Eólico do Monte do Tolo, Vila do Bispo

A inventariação do património arqueológico e arquitectónico no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental da área afectada pela implantação deste parque eólico foi adjudicada à ERA-Arqueologia pela Strixplus, Consultadoria e Gestão, Lda.

Largo 25 de Abril e ruas adjacentes, Faro

A intervenção consistiu na caracterização e avaliação do valor científico e patrimonial do sítio, na análise da estratigrafia do subsolo e na observação de eventuais estruturas pré-existentes, com vista ao estabelecimento de sequências e tipologias de ocupação do local.

Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande

Esta intervenção teve como objectivo detectar e caracterizar eventuais vestígios arqueológicos, e permitir uma correcta avaliação do impacte que as acções de reabilitação do adro da Igreja teriam sobre os mesmos, propondo medidas de minimização de impactes.

Forte de São Sebastião, Castro Marim

A ERA-Arqueologia levou a cabo acções de conservação e restauro de rebocos decorativos da torre sineira e limpeza de cantarias no âmbito do projecto “Recuperação do forte de São Sebastião”.

Cine-Teatro Farense (Diagnóstico)

Esta intervenção arqueológica enquadrou-se na avaliação prévia do potencial arqueológico da zona a afectar pelas obras do projecto de remodelação do Cine-Teatro Farense.

Rua Dr. Miguel Bombarda, nº 10 a 14, Tavira

Esta intervenção enquadrou-se no diagnóstico prévio do potencial arqueológico de um terreno localizado em Tavira, face a uma intervenção decorrente de um projecto de reabilitação e ampliação do edifício aí existente.

Estação Arqueológica de Vila Fria, Silves

As sondagens arqueológicas de diagnóstico tiveram os seguintes desígnios: avaliação do grau de impacte sofrido; definição dos limites do sítio arqueológico; avaliação do potencial arqueológico de Vila Fria; e avaliação do potencial do sítio quanto a uma possível valorização e musealização.

Centro histórico de Albufeira, Programa Polis

Os trabalhos realizados enquadraram-se numa perspectiva de minimização de impactes sobre o património arqueológico, decorrentes das obras de melhoramento dos arruamentos do centro antigo, na zona de intervenção do programa Polis em Albufeira.

Sítio da Lezíria, Castro Marim

A realização de uma sondagem arqueológica neste sítio teve como objectivo aferir os impactes negativos da abertura de uma vala para implantação de um estaleiro, no âmbito de uma empreitada das Águas do Algarve

Praça da República, Tavira

Esta intervenção incidiu no acompanhamento arqueológico permanente das movimentações e remoções de terra no âmbito da remodelação da Praça da República.

Linha de Alta Tensão Tunes-Estói

Foram realizados trabalhos de reconhecimento prévio da localização dos apoios, prospecção e acompanhamento da desmatação e abertura de acessos e plataformas para trabalhos de desenrolamento de cabos, e prospecção e acompanhamento da abertura de fundações para os apoios.

Rua do Jardim, nº 6-10, Lagos

Estes trabalhos enquadraram-se no âmbito do projecto de reabilitação do imóvel, cuja localização no Centro Histórico, muito próximo da Porta de S. Gonçalo, o colocam dentro da Zona Especial de Protecção a este monumento Nacional.

Barragem Romana de Santa Rita, Vila Real de Santo António

O objectivo destes trabalhos foi caracterizar o estado de preservação da barragem e avaliar o valor patrimonial do imóvel.

Rua Rasquinho nº 22, Faro

Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico enquadraram-se numa perspectiva de minimização de impactes patrimoniais face às obras previstas no âmbito da remodelação do edifício nº 22 da Rua Rasquinho.

Rua Lethes, Faro

Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico enquadraram-se numa perspectiva de minimização de impactes face a uma vasta intervenção de recuperação e valorização prevista para o Palacete Doglioni,

Convento da Graça, Tavira

Os trabalhos de conservação e restauro nas Ruínas Islâmicas assentaram na implementação de uma estratégia que garantisse a preservação do monumento para o futuro, dentro dos princípios definidos internacionalmente para a recuperação do património em geral e arqueológico em particular.

Conjunto de 25 moedas antigas, Vila Real de Santo António

Visou-se melhorar pontualmente, e na medida do possível, a legibilidade da superfície, a estabilização dos processos de corrosão e a aplicação de camadas de protecção, prevenindo a deterioração progressiva.

Ecopontos, Centro Histórico de Tavira

A realização de sondagens no Centro Histórico de Tavira teve como objectivo principal o diagnóstico do potencial arqueológico dos locais onde se previa a implantação de Ecopontos subterrâneos, nos casos em que estes se situavam em zonas especialmente sensíveis a nível patrimonial.

Rede de Incêndio, Centro Histórico de Tavira

Estas acções de acompanhamento arqueológico efectuaram-se no âmbito da instalação da rede de incêndio no Centro Histórico de Tavira.

Casa Fogaça, Lagos

Durante o acompanhamento arqueológico efectuado no âmbito da empreitada de reabilitação da Casa Fogaça assinalaram-se vários elementos de índole arqueológica.

ETAR da Guia, Cascais

A intervenção teve como objectivo principal a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados na área para a construção dos edifícios e respectivas valas, bem como garantir a protecção e salvaguarda dos mesmos e efectuar a sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial.

Instalação de Cabos de Alta Tensão, Lejana de Baixo/Senhora da Saúde, Faro

Concretizaram-se acções de acompanhamento arqueológico no âmbito dos trabalhos de instalação de cabos de alta tensão no concelho de Faro, para abastecimento eléctrico à zona da Lejana de Baixo e Senhora da Saúde.

Casa da Câmara de Vila Real de Santo António

Os trabalhos de acompanhamento arqueológico efectuados no âmbito da remodelação do edifício da Casa da Câmara de Vila Real de Santo António inseriram-se no plano de reabilitação urbana do centro histórico.

Torre de Aires, Tavira

Estes trabalhos visaram a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados na área do projecto de instalação de cabos eléctricos e plantação de árvores.

Casa Fogaça/Oficina da Ciência Viva, Lagos

Os trabalhos arqueológicos realizados na Casa Fogaça/Oficina da Ciência Viva inseriram-se numa perspectiva de minimização de impactes patrimoniais na área a afectar para a construção dos caboucos para colocação de escadarias.

Conduta Elevatória e Sistema de Saneamento da Ada, Tavira

O objectivo principal foi a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados na área do projecto de implantação da Estação Elevatória e das suas ligações, bem como garantir a protecção e salvaguarda dos mesmos e efectuar a sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial.

Barragem do Pessegueiro, concelho de Alcoutim

O acompanhamento arqueológico visou a salvaguarda de elementos de cariz arqueológico/patrimonial já identificados na zona, mas também a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados na área de implantação da Barragem.

Linha Portimão-Tunes (REN)

Durante esta intervenção realizaram-se consultas bibliográficas, prospecções sistemáticas, acompanhamento permanente de todas as movimentações de terra, relatórios mensais de progresso, e verificação da conformidade dos trabalhos no final destes.

Largo das Mouras Velhas, Faro

A 2ª fase da intervenção realizada no Largo das Mouras Velhas enquadrou-se numa perspectiva de avaliação e melhor caracterização do sítio arqueológico sito na área do futuro Parque de Estacionamento e na sequência de uma primeira fase de sondagens realizadas em 2004.

Avenida D. Afonso Henriques, Portimão

Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico foram efectuados no âmbito da escavação de uma vala para instalação de condutas telefónicas na Avenida D. Afonso Henriques, em Portimão.

Linha Portimão-Tunes, Poste nº 97/167, sítio de Calvos 1

Os trabalhos arqueológicos no sítio de Calvos 1 desenvolveram-se no âmbito da aplicação das medidas de minimização dos impactes negativos que a obra em causa provocaria sobre este sítio arqueológico.

Rua de Santa Isabel, nº 47-53, Portimão

Estes trabalhos arqueológicos inseriram-se numa perspectiva de minimização de impactes patrimoniais face aos trabalhos de movimentações de terras previstos no âmbito da empreitada de reabilitação do edifício sito na Rua de Santa Isabel.

Implantação de Linhas Eléctricas, Faro

Durante o acompanhamento arqueológico registou-se o aparecimento de 14 estruturas, correspondendo a maior parte delas a caneiros antigos, que já se encontravam desactivados. As estruturas identificadas foram, maioritariamente, preservadas e protegidas com a aplicação de geotêxtil e areia.

Aproveitamento Hidroagrícola do Pessegueiro, sítio dos Curralinhos

As sondagens arqueológicas concretizadas no sítio dos Curralinhos tiveram como objectivos a caracterização do potencial arqueológico, assim como a minimização do impacte da empreitada no possível património.

Aproveitamento Hidroagrícola do Pessegueiro, sítio do Pessegueiro

Nos contextos intervencionados não foram encontrados vestígios de maior relevância: os solos eram na sua maioria pobres em potência estratigráfica e estéreis em material.

Aproveitamento Hidroagrícola do Pessegueiro, sítio do Zambujeiro 1

Concretizaram-se 5 sondagens de carácter preliminar na área anteriormente prospectada e designada por “Zambujeiro 1”.

Aproveitamento Hidroagrícola do Pessegueiro, sítio do Zambujeiro 2

Levaram-se a cabo 3 sondagens e 2 alargamentos de carácter preliminar no sítio do Zambujeiro 2, zona previamente identificada e registada em carta arqueológica.

Aproveitamento Hidroagrícola do Pessegueiro, sítio do Zambujeiro 3

A sondagem 19 e o seu posterior alargamento proporcionaram uma surpreendente realidade funerária: uma sepultura, escavada no substrato geológico.

Aproveitamento Hidroagrícola do Pessegueiro, sítio do Zambujeiro 4

Realizaram-se 10 sondagens de carácter preliminar na área do sítio designado por Zambujeiro 4.

Área Industrial de Santa Margarida, Tavira

Os trabalhos de diagnóstico arqueológico efectuados no âmbito da empreitada de construção da Área Industrial de Santa Margarida enquadraram-se numa perspectiva de minimização de impactes patrimoniais face às movimentações de terras previstas.

Lugar do Pinheiro, freguesia de Luz de Tavira, Tavira

Os trabalhos de acompanhamento arqueológico realizados no âmbito do projecto “Drenagem de águas residuais e domésticas do Pinheiro”, na freguesia de Luz de Tavira, em Tavira, decorreram, numa primeira intervenção, entre 7 e 20 de Dezembro de 2007 e, posteriormente, entre 7 de Janeiro e 1 de Fevereiro de 2008.

Empreendimento turístico Alfamar, Albufeira

Os trabalhos desenvolvidos visaram a identificação de vestígios de património arqueológico e edificado na área abrangida pelo projecto do futuro empreendimento turístico Alfamar, bem como a sua avaliação e elaboração de propostas de medidas de minimização dos mesmos.

Requalificação das Ruas 25 de Abril e Silva Lopes, Lagos (1ª intervenção)

Numa perspectiva de diagnóstico arqueológico da área a afectar pelas obras de requalificação urbana da Rua 25 de Abril e Rua Silva Lopes, estas acções arqueológicas consistiram na realização de 24 sondagens.

Requalificação das Ruas 25 de Abril e Silva Lopes, Lagos (2ª intervenção)

Os trabalhos realizados no âmbito do Projecto URBCOM – Requalificação Urbana da Ruas 25 de Abril e Silva Lopes enquadraram-se numa perspectiva de minimização de impactes da área a afectar pela obra, tendo já presente a informação resultante das sondagens de diagnóstico previamente realizadas.

Rua Dr. Miguel Bombarda, nº 61-64, Tavira

Estas sondagens arqueológicas de diagnóstico inseriram-se numa perspectiva de minimização de impactes patrimoniais face aos trabalhos de movimentações de terras previstos no âmbito da empreitada de reabilitação deste edifício.

Centro histórico de Lagos (colocação de cabos da Cabovisão)

A necessidade de efectuar movimentações de terra com afectação do subsolo urbano, em algumas zonas do centro histórico com especial sensibilidade arqueológica, motivou o acompanhamento arqueológico durante a abertura de valas.

Travessa da Barca, nº 9, Portimão

O acompanhamento arqueológico visou a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados na área do projecto de reabilitação da Taberna de Maré, bem como garantir a protecção e salvaguarda dos mesmos e efectuar a sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial.

Rua das Cruzes, nº 4-10, Lagos

Os trabalhos arqueológicos efectuados na Rua das Cruzes, Lagos, enquadraram-se numa perspectiva de diagnóstico do potencial arqueológico da área a afectar pelas obras de abertura de um ramal de água.

Rua da Boavista, nº 14, Faro

A intervenção consistiu no acompanhamento da remoção do entulho proveniente da demolição do imóvel de um piso, efectuada previamente, e na limpeza da área de obra, nomeadamente da área de jardim.

Quintas dos Poços e de São Pedro de Gramacho, Lagoa

O objectivo foi inventariar elementos patrimoniais existentes na área de afectação e avaliar a importância patrimonial de cada uma das evidências detectadas.

Carta Arqueológica de Vila do Bispo

Esta intervenção visou uma actualização da Carta Arqueológica do concelho de Vila do Bispo e constituiu uma base fundamental para futuros projectos de inventariação, estudo, digitalização e divulgação do património arqueológico.

Parque de Estacionamento da Frente Ribeirinha, Lagos

Realizou-se a avaliação prévia do potencial arqueológico e de minimização de impactes sobre o eventual património arqueológico na área a afectar pela empreitada.

Quartel da Atalaia, Tavira

Esta intervenção consistiu no acompanhamento arqueológico da abertura de uma vala para colocação de uma conduta e da abertura de um cabouco para construção de um maciço de suporte a uma torre de telecomunicações.

Pousada Palácio de Estoi

O acompanhamento arqueológico incidiu nos trabalhos de abertura de valas para colocação de infraestruturas eléctricas em redor da Pousada de Estoi e desde a Rua de Faro até ao PT junto do cemitério.

Zona Centro da Guia, Albufeira

Visou-se a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados na área abrangida pelo projecto de Rectificação, Dotação de Infraestruturas e Arranjo Paisagístico da Zona Centro da Guia.

Rua 5 de Outubro e adjacentes, Albufeira

O acompanhamento arqueológico da empreitada efectuada no centro histórico de Albufeira visou precaver eventuais situações de afectação sobre o património edificado ou arqueológico decorrentes do desenvolvimento das obras.

Rua do Arco, 5-7, Faro

De forma a caracterizar o subsolo na área a afectar pelo projecto de remodelação e a diagnosticar o potencial arqueológico do local, foram realizadas quinze sondagens arqueológicas de diagnóstico no interior e no exterior do edifício.

Praça Marquês de Pombal, Vila Real de S. António (obelisco)

A ERA-Arqueologia levou a cabo acções de conservação sobre o Obelisco localizado na Praça Marquês de Pombal, em Vila Real de S. António.

Rua Terreiro do Parguinho, 2-4, Tavira

As escavações arqueológicas efectuadas no âmbito da empreitada de remodelação dos números 2 a 4 da Rua Terreiro do Parguinho enquadraram-se numa perspectiva de minimização de impactes sobre o património.

Estação Elevatória da Senhora do Amaro, Vila do Bispo

O objectivo principal foi a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados na área do projecto, bem como garantir a protecção e salvaguarda dos mesmos e efectuar a sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial.

Capela de S. Lourenço – Vale de Boi, Vila do Bispo

Os trabalhos de acompanhamento arqueológico incidiram na empreitada de abertura de valas para colocação de lancis e instalação eléctrica em redor da Capela de S. Lourenço, bem como na colocação de infraestruturas de electricidade na Rua de S. Lourenço.

Centro Histórico de Tavira

O acompanhamento arqueológico enquadrou-se numa perspectiva preventiva e de minimização de impactes patrimoniais face às obras previstas no âmbito da empreitada de Execução das Infraestruturas e Requalificação do Espaço Público na Vila-a-Dentro

Muro de Suporte e Estabilização de Talude, Burgau, Vila do Bispo

Visou-se a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados nos trabalhos de abertura de vala, bem como garantir a protecção e salvaguarda dos mesmos e efectuar a sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Lagos

O objectivo genérico desta intervenção foi a recuperação do património integrado no edifício, para que pudesse ser usufruído pelos visitantes do local.

Ruas do Saco e da Igreja Velha, Albufeira

A ERA levou a cabo acções de acompanhamento arqueológico no âmbito do projecto de construção de um edifício no gaveto entre as ruas do Saco e da Igreja Velha.

Antigo Parque de Festas, Tavira

Estes trabalhos de diagnóstico arqueológico visaram a obtenção de informação que auxiliasse o desenvolvimento da construção do Centro de Arte Contemporânea no antigo Parque de Festas, bem como a definição de condicionantes arqueológicas.

Sítio de Monte Augusto 1, Palmares, Lagos

Na sequência de trabalhos de prospecção geofísica, os quais acusaram positivamente a existência de estruturas no sítio, foi decidido proceder-se à execução de sondagens arqueológicas de diagnóstico.

Rua da Oliveira, Lagos

A ERA levou a cabo trabalhos de acompanhamento arqueológico no âmbito da abertura de valas para a colocação de cabos da CaboVisão.

Sítio de Quinta da Eira da Loba 4, freguesia de Estombar, Lagoa

Esta intervenção enquadrou-se numa perspectiva de avaliação e caracterização do sítio arqueológico Quinta da Eira da Loba 4, identificado através de trabalhos de prospecção.

Sítio de Quinta dos Poços 4 e 5, freguesia de Parchal, Lagoa

A avaliação e caracterização deste sítio arqueológico tornou possível adequar as obras previstas para aquela área aos vestígios aí identificados, pois o projecto encontrava-se ainda em fase de elaboração.

Sítio de Palmares 3, Lagos

Foram realizadas prospecções geofísicas neste sítio arqueológico, no âmbito do Empreendimento do Campo de Golfe de Palmares (Lagos), na zona do “Green” do campo 10.

Campo de Golfe de Palmares, Lagos

No âmbito da construção do Campo de Golfe de Palmares, estas sondagens de diagnóstico corresponderam à execução de um conjunto de medidas de minimização de impacte/caracterização patrimonial a aplicar neste local.

Ruínas Lusitano-Romanas da Boca do Rio, Budens, Vila do Bispo

O objectivo foi o levantamento em placas do pavimento de mosaico e transporte do mesmo para instalações da Câmara Municipal de Vila do Bispo.

Rua Cardeal Netto e Rua dos Peixeiros, Lagos

A ERA efectuou trabalhos de acompanhamento arqueológico no âmbito da abertura de valas para a colocação de cabos da CaboVisão.

Sítio do Tonel, Sagres (parecer técnico)

A ERA efectuou um parecer técnico relativo à observação dos perfis resultantes da afectação do subsolo num edifício sito no Tonel, Sagres.

Largo de São Sebastião, São Brás de Alportel

As obras de requalificação do Largo implicavam a afectação de áreas que poderiam apresentar potencial arqueológico, já que se desenvolviam no local onde, presumivelmente, se encontra a Ermida de São Sebastião, edificada no século XVII e demolida em 1893.

Ruas Cândido dos Reis, 2 e 4, e do Arco de Santana, 1 e 3, Estoi, Faro

Esta intervenção baseou-se no acompanhamento arqueológico das obras de reestruturação do edifício sito nestas ruas, tendo sido possível identificar as suas fases construtivas.

Linha Portimão-Tunes Norte/Portimão-Tunes 3

Levou-se a cabo o acompanhamento permanente de todos os trabalhos de movimentação de terras, designadamente decapagem e desmatação, abertura de acessos, terraplenagens, escavação de caboucos e execução de plataformas de trabalho necessários para o desenrolar da obra.

Parque de Golfe Jardim Original, Lagos

Realizaram-se trabalhos de prospecção sistemática na futura área do Parque de Golfe, com vista à elaboração do descritor Património a integrar o Estudo de Impacte Ambiental.

Bloco de Rega de Faro, sítio de Covas 1

O sítio de Covas 1 foi intervencionado pela ERA no âmbito da Minimização de Impactes sobre o Património Cultural resultantes da execução do Bloco de Rega de Faro, correspondendo a uma série de estruturas negativas identificadas em vala no decorrer da empreitada.

Bloco de Rega de Faro, sítio Monte da Mourata 3

A intervenção arqueológica no sítio Monte da Mourata 3 assentou na minimização de impactes sobre um conjunto de estruturas negativas identificadas no decorrer da obra.

Rua dos Machados, 5-7, Tavira

Esta intervenção inseriu-se numa perspectiva de minimização de impactes patrimoniais face aos trabalhos de movimentações de terras, picagem de paredes e/ou demolições de paredes, previstos no âmbito da empreitada de reabilitação deste edifício.

Rua António da Costa Ascensão, nº 8, Loulé

Assim, a realização desta sondagem de diagnóstico tinha como objectivo a caracterização tipológica e cronológica da estrutura negativa aparentemente melhor conservada.

Requalificação do Habitat Lagunar dos Salgados, freguesia de Pêra, Silves

A intervenção consistiu na prospeção dos terrenos da expropriação em fase prévia ao início da obra, bem como no acompanhamento de todas as movimentações de terras inerentes à execução desta.

Programa Polis do Litoral Sudoeste, Praia da Salema, Vila do Bispo

Estas acções de prospecção arqueológica sistemática decorreram nas áreas a afectar pelas empreitadas de valorização e qualificação de espaços balneares e de reposição das condições de ambiente natural, nomeadamente nas praias (futuros parques de estacionamento e acessos).

Programa Polis do Litoral Sudoeste, Praia do Burgau, Vila do Bispo

A prospecção sistemática visou a identificação, descrição, localização, classificação e inventariação de elementos de interesse arqueológico, histórico e etnográfico construído na área a afectar pela empreitada.

Sistema de tratamento de águas residuais de São Marcos da Serra (Silves)

Durante a duração do acompanhamento arqueológico desta empreitada, não foram registados níveis ou estruturas arqueológicas passíveis de limitar ou impedir a sua execução.

Bloco de Rega de Faro (Alvito-Pisão), Pedreira de Trigaches 5

Tendo em conta a deteção de duas manchas de materiais de época romana, estabeleceu-se em reunião prévia de campo a realização de duas sondagens manuais, totalizando 42 m2.

Rua da Liberdade, n.º 14, Tavira

Realizou-se uma sondagem de diagnóstico, na qual foi detetada uma estatigrafia contínua até ao período moderno, e o acompanhamento dos trabalhos de afetação do subsolo, em que se registaram estratos contemporâneos relacionados com a implantação de infraestruturas subterrâneas.

Empreitada de proteção e recuperação da Costa Vicentina: Forte de Almádena

O diagnóstico arqueológico efetuado não revelou a existência de níveis arqueológicos preservados (depósitos ou estruturas positivas ou negativas). Perante a informação recolhida, propôs-se a realização de acompanhamento arqueológico durante os trabalhos de escavação da Empreitada.

Empreitada de proteção e recuperação da Costa Vicentina: Ponta da Atalaia

Os trabalhos consistiram na execução de 3 sondagens de diagnóstico e no acompanhamento arqueológico dos trabalhos de construção: perfurações para instalação de estacaria e nivelamento dos dois acessos a esses passadiços.

Empreitada de proteção e recuperação da Costa Vicentina: Praia da Barradinha

O acompanhamento arqueológico incidiu sobre afetações diretas no solo, tais como perfurações e escarificações, verificando-se um fraco potencial sedimentar e a ausência de vestígios arqueológicos.

Empreitada de proteção e recuperação da Costa Vicentina: Praia da Carreagem

Foram sondadas duas áreas na arriba junto à Praia da Carreagem cujos sedimentos coluvionados (areias dunares) assentam sobre o substrato xistoso local, que apresenta forte inclinação, não permitindo a conservação de contextos arqueológicos.

Empreitada de proteção e recuperação da Costa Vicentina: Praia Vale dos Homens

As ações de acompanhamento arqueológico incidiram sobre afetações diretas no solo, não tendo sido identificado qualquer potencial arqueológico na zona.

Programa Polis do Litoral Sudoeste, Praia da Amoreira

Os trabalhos de prospeção tiveram como base a planta do projeto a realizar, sendo que a visibilidade da superfície do terreno se encontrava condicionada pela vegetação e infraestruturas existentes.

Programa Polis do Litoral Sudoeste, Praia da Amoreira – Monte Clérigo

Toda a empreitada incidiu em zonas onde já existiam infraestruturas construídas, aterros ou sobre o substrato rochoso, não se tendo preconizado quaisquer trabalhos arqueológicos.

Programa Polis do Litoral Sudoeste, Praia da Arrifana

Estes trabalhos de prospeção arqueológica na Praia da Arrifana decorreram no âmbito do Programa Polis do Litoral Sudoeste, nas áreas a afetar pelas empreitadas de valorização de espaços balneares e de reposição das condições de ambiente natural.

Programa Polis do Litoral Sudoeste, Praia da Ingrina

Não foram identificados elementos patrimoniais ou arqueológicos que fossem alvo de afetação, uma vez que todos os trabalhos a realizar incidiram em zonas onde já existiam infraestruturas construídas, aterros ou sobre o substrato rochoso.

Programa Polis do Litoral Sudoeste, Praia da Mareta

Não foram identificados elementos patrimoniais ou arqueológicos que fossem alvo de afetação das obras a realizar. No entanto, registou-se uma estrutura, possível forno de telha, provavelmente relacionada com os vestígios já identificados em trabalhos anteriores.

Programa Polis do Litoral Sudoeste, Praia Norte de Odeceixe

Na área de afetação do projeto não foram identificados elementos patrimoniais ou arqueológicos que fossem alvo de afetação resultante das obras a realizar.

Programa Polis do Litoral Sudoeste, Praia de Vale Figueiras

Tendo em conta as realidades observadas, considerou-se que a empreitada a desenvolver não afetaria nenhum vestígio ou contexto arqueológico.

Rua da Madalena, n.º 40, Faro

Foram realizados trabalhos arqueológicos de diagnóstico e acompanhamento de obra no âmbito do projecto de reconstrução deste edifício de habitação.

Rua Serpa Pinto, n.º 96, Faro

Esta intervenção consistiu na elaboração de uma Caracterização de Situação de Referência relativa à reabilitação urbana de uma moradia localizada na Rua Serpa Pinto, n.º 96, em Faro.

Urbanização da Barrada, lote 41, Silves

As sondagens realizadas foram distribuídas de forma a ser possível obter um diagnóstico da estratigrafia e eventuais pré-existências no terreno.

Rua da Hortinha, n.º 5, Portimão

No decurso do acompanhamento arqueológico foi possível registar e descrever os aparelhos construtivos do edifício existente antes da sua demolição.

Construção das estações elevatórias EE5, EE7, EE8, EE9 do sistema de águas residuais de Albufeira, Lagoa e Silves

Levou-se a cabo a prospeção dos terrenos da expropriação em fase prévia ao início da obra, bem como o acompanhamento de todas as movimentações de terras inerentes à execução da mesma.

Praça da República, nº 69-75, Loulé

Considerando a localização deste edifício, foram programados trabalhos de diagnóstico arqueológico prévio, englobando, numa fase inicial, a realização de duas sondagens, e, numa fase posterior, uma terceira sondagem, assim como, o alargamento da sondagem 2.

Pestana Blue Alvor Hotel, Alvor, Portimão

A escavação de sondagens arqueológicas de diagnóstico decorreu no âmbito da empreitada de construção de Hotel de 5 estrelas (Pestana Blue Alvor Hotel), no sítio da Amoreira, em Alvor.

Largo Jacinto D’Ayet, Albufeira

Foram realizadas 13 sondagens de diagnóstico arqueológico com vista a verificar de forma preliminar o potencial estratigráfico e arqueológico da área de implantação do projeto de construção do Sant’Ana Palace Hotel.

Rua Dr. João Dias, n.º 12, Alcoutim

Relativamente ao padrão estrutural do edifício, o registo parietal revelou a existência de um padrão construtivo entre meados dos séculos XVIII-XX, predominando as paredes rústicas e mistas em xisto.

Reforço de Adução ao Concelho de Loulé

Efetuou-se o acompanhamento arqueológico sistemático e permanente de todas as ações realizadas por via mecânica ou manual, de forma sistemática e permanente que implicassem remeximento do subsolo e eventual afetação de bens patrimoniais.

Rua Jacques Pessoa, Tavira

Estes trabalhos enquadraram-se numa perspetiva de minimização de impactes sobre vestígios patrimoniais a serem afetados pela empreitada de abertura de vala para passagem de cabo de fibra ótica.

ETAR de Vila do Bispo/Sagres

Pretendeu-se com o acompanhamento arqueológico mitigar eventuais afetações que as ações de revolvimento do subsolo decorrentes desta obra pudessem ocasionar no património arqueológico.