Requalificação das Ruas 25 de Abril e Silva Lopes, Lagos (2ª intervenção)

Os trabalhos realizados no âmbito do Projecto URBCOM – Requalificação Urbana da Rua 25 de Abril e Rua Silva Lopes enquadraram-se numa perspectiva de minimização de impactes da área a afectar pela obra, tendo já presente a informação resultante das sondagens de diagnóstico previamente realizadas.

Os dados fornecidos pelas sondagens de diagnóstico foram confirmados pela escavação nas Caixas de Visita, sendo neste caso possível registar toda a sequência estratigráfica. Nas Caixas de Visita 1 e 1A identificaram-se contextos romanos que podem ser interpretados como domésticos, enquanto que na Caixa de Visita 2 se registaram dois momentos diferenciados, um de cariz doméstico (mais tardio) e outro, mais antigo, de cariz industrial. Os vestígios registados na Caixa de Visita 3 referem-se, na sua maioria, a depósitos, não tendo sido viável uma caracterização funcional do espaço.

Acompanhamento.

As restantes caixas de visita foram apenas sujeitas a acompanhamento arqueológico, não só porque coincidiam com a área de sondagens de diagnóstico, mas também porque o resultado destas indicava apenas a presença de infraestruturas de Época Contemporânea (séculos XIX-XX). A única excepção concerne à Caixa de Visita 7.

Os dados resultantes do acompanhamento arqueológico confirmaram uma ocupação romana, tanto de cariz doméstico, como industrial. Neste caso procedeu-se ao registo gráfico e fotográfico e à descrição sumária das realidades.