Reforço de Adução ao Concelho de Loulé

Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito da empreitada do Reforço de Adução ao Concelho de Loulé, promovida pela empresa Águas do Algarve, S.A. decorreram entre os dias 2 de Maio de 2013 e 17 de Março de 2014.

Efetuou-se o acompanhamento arqueológico sistemático e permanente de todas as ações realizadas por via mecânica ou manual, de forma sistemática e permanente que implicassem remeximento do subsolo (escavação, desmatação, decapagens, montagem de estaleiro, abertura de caminhos de acesso, áreas de empréstimo e vazadouro) e eventual afetação de bens patrimoniais.

O acompanhamento arqueológico foi realizado nas seguintes frentes, previstas pelo projeto de execução: Ligação da conduta da Estibeira ao Adutor do Barlavento – Caixa de Derivação do Conseguinte e Caseta dos Quadros Eléctricos; Conduta gravítica da Estibeira – Troço 1 (Conseguinte – Estação Elevatória da Estibeira); Estação Elevatória da Estibeira; Conduta elevatória da Estibeira – Troço 2 (Estação Elevatória da Estibeira – Reservatório Intermédio I); Conduta elevatória da Estibeira – Troço 3 (Estação Elevatória da Estibeira – Reservatório de Pedra de Água); Ponto de entrega no Reservatório de Pedra de Água.

Durante os trabalhos não foram identificadas realidades arqueológicas, não tendo sido necessário a adoção de qualquer medida de minimização de impactes procedentes do referido empreendimento.