Largo de São Sebastião, São Brás de Alportel

No âmbito do projecto de requalificação do Largo de São Sebastião, esta intervenção foi adjudicada pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel e decorreu entre 28 de Novembro e 2 de Dezembro de 2016. As obras implicavam a afectação de áreas que poderiam apresentar potencial arqueológico, já que se desenvolviam no local onde, presumivelmente, se encontra a Ermida de São Sebastião, edificada no século XVII e demolida em 1893.

Foram implantadas 8 sondagens, não tendo sido identificados vestígios relacionados com a Ermida nem necrópole associada. As estruturas identificadas seguem a disposição do casario ali existente até meados dos anos 50 do século passado, visível em fotografias antigas. Os materiais arqueológicos (faianças estampadas, cerâmica vidrada e de construção) apontaram para uma cronologia entre o século XIX e inícios do XX.

Tendo em conta os dados recolhidos, foi proposto o acompanhamento arqueológico de todas as intervenções que justificassem a escavação do subsolo (valas para implantação de cabos, condutas e outros).