Centro histórico de Albufeira, Programa Polis

Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico, sondagens arqueológicas de diagnóstico e escavação arqueológica manual em área foram realizados no decurso da empreitada de melhoramento dos arruamentos do centro antigo de Albufeira, no âmbito do programa Polis. Decorreram entre Março de 2005 e Agosto de 2006 e foram adjudicados à ERA-Arqueologia pela Sociedade para o desenvolvimento do Programa Polis em Albufeira, S.A.

Enquadradas numa perspectiva de minimização de impactes sobre o património arqueológico, as referidas acções possibilitaram a identificação de níveis de ocupação do período Medieval Islâmico, tendo-se registado vestígios de antigas estruturas habitacionais e silos.

Do período Medieval/Moderno destaca-se, no largo da Rua do Cemitério Velho e Rua da Bateria, parte de um conjunto sepulcral, tendo sido contabilizadas 10 sepulturas, correspondendo a cada uma, por vezes, mais do que um enterramento, sinal do uso continuado deste espaço como necrópole.

Sepultura encontrada.

Foram ainda registadas diversas estruturas do período Contemporâneo que atestaram antigas organizações do espaço urbano no centro histórico de Albufeira. Adquiriram especial relevância os contextos registados na Praça da República (antiga área de jardim com fonte e eventual canteiro), Largo do Correio Velho e Rua Henrique Calado (antigas estruturas habitacionais).

As realidades observadas no decurso deste trabalho foram susceptíveis de permitir novas interpretações no âmbito da história local e de contribuir decisivamente para a construção de um passado comum aos cidadãos desta cidade.