Programa Polis do Litoral Sudoeste, Praia do Burgau, Vila do Bispo

Estes trabalhos de prospecção sistemática foram levados a cabo, em 2014, na Praia do Burgau, em Vila do Bispo, enquadrados no empreendimento Polis do Litoral Sudoeste, nas áreas a afectar pelas empreitadas de valorização e qualificação de espaços balneares e de reposição das condições de ambiente natural.

A prospecção sistemática visou a identificação, descrição, localização, classificação e inventariação de elementos de interesse arqueológico, histórico e etnográfico construído na área afectada e verificação da localização de sítios identificados durante o levantamento bibliográfico e documental.

A empreitada a realizar não afectaria qualquer vestígio ou contexto arqueológico, considerando que apenas se observaria a substituição do pavimento existente, assim como uma reorganização das estruturas existentes, não existindo afectações previstas nas áreas relativas aos depósitos sedimentares.

Contudo, e devido à proximidade da localização das cetárias e do Forte do Burgau, preconizou-se o acompanhamento arqueológico da área do parque de estacionamento, ficando as restantes áreas libertas para o normal desenvolvimento da empreitada.