Aproveitamento Hidroagrícola do Pessegueiro, sítio do Zambujeiro 1

No âmbito da obra de Aproveitamento Hidroagrícola do Pessegueiro, procedeu-se à abertura de 3 sondagens e 2 alargamentos de diagnóstico arqueológico no sítio do Zambujeiro 1. Tendo como objectivos a caracterização do potencial arqueológico e a minimização do impacte da obra sobre o mesmo, os trabalhos foram realizados, após reunião com a entidade reguladora, de 7 a 16 de Julho de 2008.

Nas duas primeiras sondagens realizadas verificou-se, apesar de uma boa potência estratigráfica, uma total ausência de materiais associados. Esta ausência limitou-nos o diagnóstico, que por sua vez se encontrou sujeito a uma interpretação mais recente, visto ter existido aqui um curral. As restantes sondagens e valas demonstraram um xisto quase à superfície. O sedimento, além de pouco profundo, era sobretudo parco em materiais cerâmicos.

As manchas de dispersão foram devidamente identificadas na cartografia, tal como a totalidade da área prospectada. Registados ficaram igualmente os achados mais significativos nas redondezas. Como medidas finais propôs-se a cobertura das sondagens e valas abertas, se possível com geotêxtil, antes do sedimento.