Rua das Cruzes, nº 4-10, Lagos

Os trabalhos arqueológicos efectuados na Rua das Cruzes, e, Lagos, enquadraram-se numa perspectiva de diagnóstico do potencial arqueológico da área a afectar pelas obras de abertura de um ramal de água para alimentação do imóvel nº 4-10, da responsabilidade da empresa Geocompra, Lda.

A intervenção dividiu-se em duas fases: na primeira fase, de 26 a 30 de Maio de 2008, realizaram-se sondagens de diagnóstico, tendo como objectivo a avaliação do potencial arqueológico, bem como a minimização de impactes sobre eventuais vestígios arqueológicos e/ou patrimoniais a serem afectados pela implementação do projecto.

As 3 sondagens executadas visaram obter uma amostra significativa da estratigrafia arqueológica e caracterizar o seu valor científico e patrimonial. No decorrer dos trabalhos foram identificados depósitos com inclusão de materiais cerâmicos do séc. XVII e uma estrutura de condução de água do séc. XIX. Não foram identificados contextos arqueológicos preservados ou outras realidades com relevância arqueológica.

Na segunda fase, como medida de minimização, procedeu-se ao acompanhamento arqueológico da abertura da vala para a colocação do ramal de água, que decorreu entre os dias 3 de Junho e 15 de Agosto de 2008.