Herdade da Sabrosa, concelho de Lagos

Esta intervenção inseriu-se no âmbito do Estudo de Viabilidade a realizar na área da Herdade da  Sabrosa, freguesia de Bensafrim, concelho de Lagos, correspondendo à execução da 1ª e 2ª Fases de trabalhos propostos – Pesquisa bibliográfica e Prospecções de terreno.

Os objectivos foram os seguintes: identificação e caracterização de elementos patrimoniais na área proposta para o empreendimento da Herdade; localização destes elementos; determinação do valor patrimonial de cada elemento, através da aplicação de uma metodologia concreta; definição de linhas de actuação relativamente aos valores patrimoniais. Para estes fins foi utilizada uma metodologia de trabalho baseada na análise prévia da documentação disponível e de uma análise sistemática do terreno.

O estudo efectuado permitiu identificar no terreno os elementos recolhidos em bibliografia, bem como proceder à identificação de elementos novos. Desta forma, confirmou-se a existência dos menires da Portela do Padrão e do Monte da Sabrosa, sendo também possível identificar elementos não referenciados. Para além disso, foram identificados quatro possíveis núcleos de ocupação, povoados, não conhecidos na documentação consultada.

Menir.

Embora tenha sido possível prospectar uma grande parte da área, há zonas onde não foi possível aceder, pelo que não se realizou a identificação de elementos patrimoniais nestes locais. Desta forma, caso o empreendimento previsse a afectação destas zonas, deveriam ser postas em prática as medidas de minimização, nomeadamente, as do acompanhamento técnico da desmatação.