Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande

Estes trabalhos enquadraram-se numa perspectiva de diagnóstico prévio do potencial arqueológico do espaço envolvente da Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande, face a obras no local decorrentes de um projecto de requalificação daquela área promovido pela Câmara Municipal de Portimão.

Com efeito, a intervenção realizada pela ERA-Arqueologia teve como objectivo detectar e caracterizar eventuais vestígios arqueológicos, bem como permitir uma correcta avaliação do impacte que as acções de reabilitação do adro da Igreja teriam sobre os mesmos, propondo medidas de minimização de impactes.

Enterramento encontrado.

Procedeu-se à abertura de 14 sondagens, com uma área total de 18 m², distribuído por duas campanhas. Com o decorrer da intervenção foram abertas mais duas sondagens e procederam-se a alargamentos num total de 6.75 m².

Na globalidade da área intervencionada foram identificados 13 enterramentos de época moderna, sendo também registada a presença de níveis datáveis da pré-história recente. Por fim, tendo em consideração os resultados obtidos, propôs-se como medida de minimização o acompanhamento arqueológico durante a fase de execução das obras.