Portela 1, Freguesia de S. Bartolomeu de Messines, Silves

O sítio da Portela 1 situa-se no sub-lanço S. Bartolomeu de Messines/VLA, correspondente à construção e traçado da auto-estrada A2, pertencendo à Freguesia de S. Bartolmeu de Messines, Silves. Este local foi identificado no Estudo de Impacto Ambiental efectuado, em Agosto de 1999, pela ERA-Arqueologia.

A abundante vegetação, constituída por arbustos e um denso mato de espinhos, impediu uma adequada visibilidade do terreno, afectando a avaliação inicial da sua importância histórico-arqueológica. Com efeito, as prospecções efectuadas no âmbito do Estudo de Impacto Ambiental não permitiram uma observação que tornasse possível uma avaliação mais ajustada. O material arqueológico limitou-se a poucos fragmentos cerâmicos de enquadramento cronológico amplo, se bem que correspondentes a períodos distantes (pré-história e período medieval/moderno).

Estabeleceu-se então a escavação com meios mecânicos de uma superfície total de 60m2, área que foi distribuída tendo em conta a concentração e dispersão do material arqueológico encontrado à superfície. Previamente, foi realizada uma limpeza parcial da vegetação existente na área em que, posteriormente, seriam efectuadas as sondagens.

A representatividade da área de intervenção apresentou uma visão muito aproximada da realidade arqueológica deste local. Em face da análise das evidências trazidas pelas sondagens mecânicas e das prospecções efectuadas, foi negativa a avaliação quanto à possibilidade de existência de uma estação arqueológica, pelo menos na zona onde foram efectuadas as sondagens. Esta avaliação foi determinada pela total ausência de materiais arqueológicos e de estruturas, tanto negativas como positivas.

Como medida preventiva, avançou-se que bastaria, quando a construção da auto-estrada implicasse remeximento do sub-solo, o acompanhamento arqueológico desses trabalhos.