Barragem Romana de Santa Rita, Vila Real de Santo António

A ERA-Arqueologia realizou acções de limpeza e diagnóstico do estado de preservação da Barragem Romana de Santa Rita, localizada na Herdade do Cerro Barros, a Este do povoado de Santa Rita, concelho de Vila Real de Santo António. Levados a cabo entre os dias 4 e 7 de Dezembro de 2006, o propósito destes trabalhos foi, com efeito, caracterizar o estado de preservação deste monumento e avaliar o seu valor patrimonial.

Efectuada manualmente, a limpeza consistiu no corte da vegetação e remoção de sedimentos superficiais de modo a permitir uma melhor leitura do imóvel, tendo sido realizada apenas até ao ponto em que não colocasse em risco a sua integridade. Quanto ao registo, este foi realizado a partir da observação da Barragem a olho nu, tendo em conta a sua globalidade e os seus aspectos específicos. Fez-se a sua descrição, registo fotográfico, gráfico e ortofotográfico.

Todos os objectivos definidos para este projecto foram alcançados. Estes trabalhos permitiram melhorar o conhecimento do estado do edificado, possibilitando a sua integração num futuro projecto de protecção, estudo e valorização do mesmo.

Tendo em conta o estado de degradação da Barragem, qualquer trabalho que se viesse a desenvolver sobre esta teria de passar por uma limpeza pormenorizada, seguida de consolidação e reforço pontual imediatos. Numa primeira abordagem, a realização de uma escavação arqueológica deveria incidir sobre a envolvência da estrutura, então visível, de modo a esclarecer as suas dimensões reais bem como o sistema construtivo.