Muro de Suporte e Estabilização de Talude, Burgau, Vila do Bispo

Os trabalhos de acompanhamento arqueológico efectuados no âmbito da empreitada de Construção de Muro de Suporte e Estabilização de Talude, Burgau, concelho de Vila do Bispo, decorreram nos dias 25 de Fevereiro e 13 de Março de 2009.

O objectivo principal foi a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados nos trabalhos de abertura de vala, bem como garantir a protecção e salvaguarda dos mesmos e efectuar a sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial.

A intervenção arqueológica foi requerida numa fase avançada dos trabalhos de remoção de terras na área de implantação do paredão da praia. Desta forma, a deslocação ao local foi feita em duas vezes, a primeira com o objectivo de compreender que sedimentos tinham sido removidos, perceber se havia afectação de património e registar o que ainda fosse possível da remoção das terras.

Na segunda vez, foi feito o acompanhamento arqueológico da abertura de uma vala para implantação de infraestruturas de águas pluviais, no sentido de as transportar por debaixo do paredão directamente para o mar. Esta abertura foi efectuada em sedimentos já remexidos no âmbito desta empreitada.