Herdade do Reguengo, Mexilhoeira Grande

A ERA-Arqueologia levou a cabo a inventariação do património arqueológico e arquitectónico no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental da área a afectar pela construção do Campo de Golfe 2 da Herdade do Reguengo, Mexilhoeira Grande. Estes trabalhos, devidamente autorizados pelo Instituto Português de Arqueologia, foram adjudicados pela ImoReguengo – Desenvolvimento e Produção Imobiliária, S.A.

Numa primeira fase foi realizado um levantamento documental, bibliográfico e cartográfico sobre o património existente na freguesia da Mexilhoeira Grande, onde se localiza a Herdade do Reguengo. Seguidamente, procedeu-se a trabalhos de prospecção sistemática, que se efectuaram entre os dias 11 e 14 de Fevereiro de 2003.

Como resultado desta intervenção foram inventariados 11 sítios de valor patrimonial, a saber, 5 estruturas de valor etnográfico, 4 de valor arqueológico e 2 achados arqueológicos isolados. Foram também sugeridas as seguintes medidas de minimização: acompanhamento arqueológico; levantamento e salvaguarda dos marcos da Ribeira da Torre; e realização de sondagens geológicas na área de cruzamento da Ribeira da Torre/Ribeira do Álamo, caso os paleosolos desta área fossem afectados pela construção do Campo de Golfe 2.