Quinta da Ombria, Concelho de Loulé

A Quinta da Ombria situa-se nas freguesias de Tôr e Querença, Concelho de Loulé, distrito de Faro. Os trabalhos arqueológicos de prospecção sistemática aqui realizados surgiram no âmbito do “Levantamento e Avaliação de Impactes sobre o Património Arqueológico e Construído na área abrangida pelo Projecto do Núcleo de Desenvolvimento Turístico da Quinta da Ombria”, promovido pelo Castelo Golf Real Estate.

Com início a 23 de Outubro de 2001, as prospecções efectuadas pela ERA-Arqueologia tiveram como objectivo a inventariação e avaliação dos vestígios de património arqueológico e construído detectados na área abrangida pelo projecto, de forma a poder avaliar os eventuais impactes que o mesmo poderia ter sobre os vestígios e deste modo propor medidas de minimização.

Foram registados 52 sítios, essencialmente relacionados com a vivência da Quinta da Ombria, enquanto propriedade de exploração agrícola em época Contemporânea, sendo igualmente detectada uma mancha de ocupação cujos materiais visíveis à superfície apontavam para a época Medieval/Islâmica.

Um dos sítios encontrado.

Os objectivos deste estudo foram cumpridos de acordo com a metodologia proposta. A equipa da ERA deparou-se por vezes com grandes áreas cobertas de vegetação rasteira, o que gerou uma avaliação fragmentada da realidade observada e, em muitos casos, foi mesmo impossível prosseguir as prospecções devido ao mato demasiado denso, particularmente nas vertentes dos cerros.