Empreendimento turístico Alfamar, Albufeira

Estes trabalhos tiveram como objectivo realizar a componente de Património no âmbito do Estudo de Viabilidade Ambiental e EIA de um Empreendimento turístico em Albufeira – I FASE: Pesquisa Documental e Bibliográfica.

Nesta fase procedeu-se à compilação de dados existentes para a área em estudo, através da recolha da bibliografia geral e específica, bem como da consulta das bases de dados informáticas existentes no IGESPAR-IP e outras disponíveis para a área de Património. Foi também consultado o Gabinete de Arqueologia do Museu da Câmara Municipal de Albufeira, na pessoa do Dr. Luís Campos Paulo.

Os trabalhos desenvolvidos visaram a identificação de vestígios de património arqueológico e edificado na área abrangida pelo projecto do futuro empreendimento turístico Alfamar, bem como a sua avaliação e elaboração de propostas de medidas de minimização dos mesmos.

Durante a pesquisa realizada não foram identificados quaisquer elementos de valor patrimonial na área do futuro Empreendimento turístico em Albufeira. Porém, o Quadro de Referência para o Património poderia sofrer alterações após a realização dos trabalhos de prospecção sistemática.