Praça da República, Tavira

Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico foram efectuados no âmbito da instalação da remodelação da Praça da República, em Tavira. Adjudicados pela CONSDEP, Engenharia e Construção, S.A., decorreram entre os dias 27 de Dezembro de 2005 e 27 de Fevereiro de 2007.

Incidiram no acompanhamento arqueológico permanente das movimentações e remoções de terra no âmbito da remodelação da Praça. A remodelação incluiu terraplanagens, valas para a substituição de condutas de água, novas condutas de água e respectivos ramais, valas para a instalação de rede eléctrica, valas para a colocação de saneamento, abertura de caleiras e escavações para a construção de infra-estruturas.

Durante o acompanhamento arqueológico registou-se a presença de materiais arqueológicos descontextualizados, uma vez que se encontravam nas camadas superiores, de preenchimento. Estes foram alvo de revolvimentos, visto que as intervenções tiveram lugar, maioritariamente, em zonas onde já se encontrava implantado quer o sistema de abastecimento de água, quer o de electricidade.

No decorrer dos trabalhos foram detectadas várias estruturas, umas em pedra e argamassa e outras apenas em pedra, estas últimas com elementos de coluna aproveitados na sua estrutura, sendo que nenhuma delas teve que ser desmontada.