Sítio de Quinta da Eira da Loba 4, freguesia de Estombar, Lagoa

Concretizada em 2010, esta intervenção enquadrou-se numa perspectiva de avaliação e caracterização do sítio arqueológico Quinta da Eira da Loba 4, identificado através de trabalhos de prospecção (Antunes, 2008: 28; Oliveira, 2009: 22). O sítio em questão localiza-se na freguesia de Estombar, concelho de Lagoa e distrito de Faro.

Para além de confirmar a existência de um sítio arqueológico na Quinta da Eira da Loba 4, na localização indicada nos relatórios dos trabalhos de prospecção que levaram à sua identificação, a intervenção comprovou igualmente a existência de estruturas, como deixava antever a acumulação de blocos à superfície naquela área.

No entanto, os dados disponíveis não permitiram uma interpretação devidamente fundamentada da funcionalidade dos vestígios arquitectónicos documentados. A estratigrafia associada também não contribuiu para esse esclarecimento, tendo-se revelado bastante simples, apenas com dois depósitos e um pavimento empedrado, coevo com a utilização da estrutura.

No depósito registado sob o muro e o pavimento não se recolheu espólio que permitisse o seu enquadramento cronológico. Por outro lado, no depósito superficial recolheram-se materiais reconhecidamente de época contemporânea, a par de outros que tanto poderiam datar deste período como serem mais antigos, como é o caso de alguns fragmentos de cerâmica vidrada, também passíveis de serem integrados nas tipologias da baixela de época Moderna.

Sendo a área de concentração de vestígios bastante reduzida, com cerca de 450 m2, tornou-se evidente que não se tratava de um sítio destinado a um grande aglomerado populacional, podendo mesmo confinar-se a um ou dois edifícios isolados, talvez relacionados com a exploração agrícola, não sendo possível o seu enquadramento cronológico de forma segura. A existência de um pavimento empedrado poderia também suscitar a sua interpretação como um troço de estrada, contudo, esta hipótese pareceu não se adequar às características reveladas pela estrutura associada, cujas dimensões não condizem com as de um simples muro delimitador.