Quintas dos Poços e de São Pedro de Gramacho, Lagoa

A ERA-Arqueologia levou a cabo, durante o mês de Setembro de 2008, acções de levantamento patrimonial da futura área de construção de um campo de golfe nas Quintas dos Poços e de São Pedro de Gramacho, em Lagoa. O objectivo foi inventariar elementos patrimoniais existentes na área de afectação e avaliar a importância de cada uma das evidências detectadas.

No decurso dos trabalhos de pesquisa e de prospecção arqueológica foram identificadas 19 evidências patrimoniais, que caracterizam etnograficamente esta zona do país. Toda a área prospectada encontrava-se, de uma forma geral, coberta por densa vegetação; apesar disso, foi possível prospectar sistematicamente cerca de 80% da área total do projecto.

Esta intervenção correspondeu apenas ao Quadro de Referência para o descritor património, pois o projecto encontrava-se ainda em estudo e elaboração, não havendo ainda datas previstas para a elaboração do EIA e respectiva avaliação sobre o património. Considerou-se, portanto, que foram inventariados os elementos patrimoniais existentes na área de eventual afectação, tendo também sido avaliada a sua importância patrimonial.