Linha Portimão-Tunes (REN)

Realizados entre 1 de Junho de 2007 e 31 de Março de 2008, estes trabalhos de acompanhamento arqueológico foram efectuados no âmbito da substituição da linha Tunes – Ourique, de 150 para 400kv, e da construção da linha Portimão – Tunes, também a 400kv, obra a cargo da empresa REN – Rede Energética Nacional.

O acompanhamento incidiu nos trabalhos de escavação, abertura de acessos e construção de plataformas entre as subestações de Portimão e Tunes, não estando ainda concluído entre os apoios 45 e 67. Durante esta intervenção realizaram-se consultas bibliográficas, prospecções sistemáticas, acompanhamento permanente de todas as movimentações de terra, relatórios mensais de progresso, e verificação da conformidade dos trabalhos no final destes.

No que à vertente patrimonial diz respeito, o trabalho decorreu dentro da normalidade, tendo para isso contado com uma postura e atitude cooperante do dono de obra, empreiteiros, subempreiteiros e fiscalização face ao legado patrimonial e arqueológico.

No decurso do acompanhamento arqueológico registou-se apenas uma ocorrência ao nível histórico-arqueológico, no apoio 97/167, levando à sua escavação arqueológica integral como medida de minimização patrimonial. Não sendo necessária a tomada de qualquer medida especial de acompanhamento, à excepção da acima descrita, recomendou-se apenas o acompanhamento sistemático de todos os trabalhos de movimentação de terras e desmatação.