Rua da Boavista, nº 14, Faro

Os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito do projecto de requalificação de uma habitação particular na Rua da Boavista, nº 14, em Faro, decorreram entre 31 de Julho e 04 de Agosto de 2008.

O objectivo principal foi a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados na área do projecto de implantação do projecto, bem como garantir a protecção e salvaguarda dos mesmos e efectuar a sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial.

A intervenção consistiu no acompanhamento da remoção do entulho proveniente da demolição do imóvel de um piso, efectuada previamente, e na limpeza da área de obra, nomeadamente da área de jardim. Não se detectaram quaisquer vestígios patrimoniais e/ou arqueológicos.

No decurso dos trabalhos de limpeza as fundações dos prédios contíguos ficaram a descoberto e, do ponto de vista da segurança, instáveis. Neste sentido, foi efectuada uma alteração ao projecto inicial que se traduziu, essencialmente, no aterro de parte da área e na consequente subida de cota em toda a área intervencionada. Deste modo, o acompanhamento arqueológico foi dado por concluído.