Barragem do Pessegueiro, concelho de Alcoutim

As acções de acompanhamento arqueológico efectuadas no âmbito da empreitada de construção da Barragem do Pessegueiro (Aproveitamento Hidroagrícola do Pessegueiro), localizada no Concelho de Alcoutim, Freguesia de Martim Longo, na aldeia do Pessegueiro, decorreram entre 11 de Abril de 2007 e 26 de Março de 2008.

Realizados em sete frentes de obra, os trabalhos compreenderam decapagem de terreno, remoções de terras para preparação de terreno para implantação da barragem e abertura de valas para a colocação de tubagem para o sistema de rega.

O objectivo foi principal a salvaguarda e protecção dos elementos de cariz arqueológico/patrimonial já identificados na zona, mas também a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados na área de implantação da Barragem aquando da remoção e movimentação de terras, e abertura de valas.

Durante a intervenção não se registou qualquer tipo de ocorrência de índole arqueológica, histórica e/ou patrimonial, tendo-se feito registo em fichas de acompanhamento e fotografia digital das diferentes realidades estratigráficas registadas.