Instalação de Cabos de Alta Tensão, Lejana de Baixo/Senhora da Saúde, Faro

As acções de acompanhamento arqueológico efectuadas no âmbito dos trabalhos de instalação de cabos de alta tensão no concelho de Faro, para abastecimento eléctrico à zona da Lejana de Baixo e Senhora da Saúde, decorreram entre 7 de Fevereiro e 30 de Março de 2007. Estas obras compreenderam remoções de terras (abertura de valas) para a implantação do sistema de abastecimento de electricidade.

Visou-se a detecção de vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados na área do projecto, garantir a salvaguarda dos mesmos e determinar o seu valor científico e patrimonial. Durante a intervenção registou-se o aparecimento de uma infra-estrutura contemporânea correspondente a uma antiga ponte de pequenos moldes, que servia de travessia sobre uma linha de água existente no local.

A citada estrutura encontrava-se dividida em duas partes, uma mais antiga composta por lajes de pedra unidas por cimento, e outra mais recente composta por betão. Esta última corresponderia a uma fase posterior de reconstrução, provavelmente efectuada para um reforço da travessia da ponte em questão.

Procedeu-se ao desmonte da estrutura, durante a qual foi possível detectar a presença de uma placa em betão sob a mesma. No resto do traçado de obra surgiram, ocasionalmente, alguns fragmentos cerâmicos, descontextualizados.