Ecopontos, Centro Histórico de Tavira

A realização de sondagens no Centro Histórico de Tavira teve como objectivo principal o diagnóstico do potencial arqueológico dos locais onde se previa a implantação de Ecopontos subterrâneos, nos casos em que estes se situavam em zonas especialmente sensíveis a nível patrimonial. A avaliação do potencial arqueológico possibilitou uma compatibilização entre o projecto de obra e a preservação do património histórico-arqueológico identificado, minimizando o impacte da obra.

Na sondagem aberta no Ecoponto S7 não se identificaram contextos arqueológicos preservados, tendo-se registado apenas depósitos de natureza indeterminada sem qualquer componente artefactual associada, não existindo por isso condicionantes à sua implantação. Na sondagem do Ecoponto S7A identificaram-se duas estruturas de Época Moderna e respectivos níveis de derrube, que indicaram a existência de antigas edificações ou espaços habitacionais no local. Tendo em conta a presença destes contextos, registou-se uma alteração do projecto inicial, com a relocalização do ecoponto.

Nas sondagens 1, 2 e 3 (Ecoponto S1 e S5) identificou-se parte do pano de muralha de época islâmica, comprovado pela observação de traçados de 1645 e 1800. Na sondagem 1 foi igualmente identificada uma estrutura em alvenaria, de pequena dimensão, construída com terra e pedra, junto à qual foi exumado um fragmento de Terra Sigillata. Na 2ª fase dos trabalhos arqueológicos procedeu-se ao alargamento da sondagem 1, denominado por sondagem 4, cujo objectivo consistia na aferição das cronologias e relações estratigráficas entre as duas estruturas identificadas – muralha islâmica e estrutura de alvenaria.

No final dos trabalhos arqueológicos, e estando a colocação das infra-estruturas inviabilizadas, procedeu-se à protecção de toda a área com manta de geotêxtil e pó de pedra. Os dados obtidos na presente intervenção condicionaram uma caracterização e percepção mais completas das realidades arqueológicas identificadas. No entanto, representaram por si só importantes elementos que contribuíram para um maior conhecimento da cidade de Tavira.