Campo de Golfe de Palmares, Lagos

No âmbito da construção do Campo de Golfe de Palmares, em Lagos, estas sondagens de diagnóstico realizadas, em 2010, no sítio de Palmares 3 corresponderam à execução de um conjunto de medidas de minimização de impacte/caracterização patrimonial a aplicar neste local.

Foram executadas 5 sondagens distribuídas pelas zonas afectadas tanto pela remoção de raízes de árvores como pela abertura da vala de rega. Na área perturbada pelo arranque de árvores, foram efectuadas 2 sondagens e assinalada a presença de uma concentração de materiais arqueológicos de cronologia islâmica, associados a 3 estruturas positivas, duas das quais já em avançado estado de destruição.

Na zona afectada pela abertura da vala de rega foram realizadas 3 sondagens, nas quais foram intervencionadas duas estruturas negativas, tipo fossa, com abundante material arqueológico enquadrável cronologicamente entre os séculos XII e XIII, assim como uma quantidade impressionante de fauna malacológica. A terceira sondagem incidiu sobre uma estrutura positiva identificada em plano, revelando a existência de um derrube de pedra e telha associada à mesma.

Para a cobertura temporária dos contextos arqueológicos que se encontravam em fase de escavação no sítio de Palmares 3, sugeriu-se genericamente a colocação de manta geotêxtil e o recobrimento com areias dessalinizadas.