Rua da Hortinha, n.º 5, Portimão

Realizados no âmbito da construção de um novo edifício na Rua da Hortinha, n.º 5, em Portimão, estes trabalhos decorreram entre os dias úteis 8 e 19 de Novembro de 2019. Levou-se a cabo o acompanhamento efectivo e sistemático das demolições e escavação no local no âmbito da concretização da obra.

No decurso do acompanhamento arqueológico foi possível registar e descrever os aparelhos construtivos do edifício existente antes da sua demolição. Durante a sua demolição foi recuperada a cantaria em pedra da porta principal, assim como um outro elemento pétreo reutilizado que compunha o aparelho da fachada. Estes elementos foram acondicionados e marcados, tendo sido entregues no Museu de Portimão no dia 13 de Novembro de 2019. 

O acompanhamento das escavações mecânicas permitiu igualmente identificar a estratigrafia até ao geológico. Entre o nível do chão da casa e o nível geológico, destacou-se um nível de aterro, composto por materiais modernos/contemporâneos, com maior potência na zona Oeste da casa devido à necessidade de nivelar em relação ao declive da Rua da Hortinha.

Não se tendo identificado contextos arqueológicos preservados, e tendo-se realizado o registo descritivo e fotográfico de todas as realidades identificadas, deram-se por finalizados os trabalhos arqueológicos ao atingir-se a cota de máxima de afectação da escavação da obra.