Rua Cardeal Netto e Rua dos Peixeiros, Lagos

A ERA efectuou, em 2010, trabalhos de acompanhamento arqueológico no âmbito da abertura de valas para a colocação de cabos da CaboVisão, da responsabilidade da Fibnet S.A., na Rua Cardeal Netto (entre o n° 19 e 21) e na Rua dos Peixeiros (entre o n° 28 e 24), em Lagos.

O objectivo foi a detecção de vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados pelo desenvolvimento pela obra, bem como a sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial. Estes trabalhos enquadraram-se numa perspectiva de minimização de impactes patrimoniais face à necessidade de realização de movimentações de terras, com afectação directa do subsolo.

Durante a abertura dos troços de vala nestas ruas, observou-se, para além da calçada actual e respectiva preparação, a presença de infraestruturas recentes (século XX), assentando num depósito de matriz argilosa, arqueologicamente estéril. Os dados disponíveis permitiram colocar a hipótese de este depósito (observado em ambas as ruas, com algumas variantes) ser de formação natural.

Em ambas as valas não se registou nenhum contexto arqueológico preservado, não existindo, desta forma, qualquer impacte desta obra sobre o património.