São Vicente, Freguesia de Paderne, Silves

O sítio de São Vicente localiza-se no sub-lanço São Bartolomeu de Messines/VLA, correspondente à construção e traçado da auto-estrada A2, pertencendo à Freguesia de Paderne, Distrito de Faro. Este local foi identificado no Estudo de Impacto Ambiental efectuado pela ERA-Arqueologia, em Agosto de 1999. Situa-se numa encosta suave, na qual se encontrava uma exploração agrícola de vinha e um pomar de figueiras, pouco denso.

As prospecções realizadas no âmbito do Estudo de Impacto Ambiental levado a cabo pela ERA definiram uma mancha de ocupação constituída por uma dispersão de materiais cerâmicos que podem atribuir-se às épocas moderna e contemporânea.

A visibilidade superficial da área definida como mancha de ocupação era relativamente limitada por uma vegetação rasteira, tipo pasto, motivo pelo qual a primeira acção levada a cabo foi a limpeza parcial do mato existente no local.

O espaço de implantação das sondagens limitou-se à mancha de ocupação definida nas prospecções. Assim, uma vez realizada a limpeza do mato, foi levada a cabo uma prospecção superficial das zonas limpas e, nestas, foram implantados os diferentes locais de sondagem.

Sondagem.

Depois da análise dos achados identificados durante as sondagens mecânicas e prospecções, propos-se uma minimização de impacto cautelar, mas sempre considerando que este local não carecia de medidas especiais de minimização. Esta deveria consistir no acompanhamento arqueológico dos trabalhos de revolvimento do subsolo que a construção da auto-estrada deveria implicar neste local.