Programa Polis do Litoral Sudoeste, Praia da Salema, Vila do Bispo

Estas acções de prospecção arqueológica sistemática decorreram no domínio do Programa Polis do Litoral Sudoeste, nas áreas a afectar pelas empreitadas de valorização e qualificação de espaços balneares e de reposição das condições de ambiente natural, nomeadamente nas praias (futuros parques de estacionamento e acessos).

Realizados, em 2014, na Praia da Salema, em Vila do Bispo, estes trabalhos foram adjudicados à ERA-Arqueologia pela Polis Litoral Sudoeste – Sociedade para a requalificação e Valorização do Sudoeste Alenteano e Costa Vicentina, S.A.

Tendo em conta as realidades observadas e o tipo de intervenção a desenvolver durante a empreitada, considerou-se que os trabalhos a realizar não afectariam qualquer vestígio ou contexto arqueológico. Isto porque no âmbito das actividades a desenvolver não estava prevista escavação, apenas reordenamento das infraestruturas já existentes.

Nas zonas de parque de estacionamento a recuperar, os trabalhos previstos assentavam no nivelamento do terreno existente, composto por entulhos recentes, e posterior cobertura, não afectando depósitos que estivessem por baixo destes. Face aos resultados obtidos, não se preconizaram medidas de minimização para os labores a desenvolver.