Largo Rafael Bordalo Pinheiro, Lisboa

A operação arqueológica realizada pela ERA-Arqueologia no âmbito do Projecto de Requalificação do Largo Rafael Bordalo Pinheiro foi adjudicada pela Pavilancil – soc. e decorreu entre os dias 7 de Agosto e 5 de Dezembro de 2014. Os trabalhos permitiram confirmar alguns dados urbanísticos presentes nas fontes históricas e cartográficas, considerando-se cumpridos os pressupostos do plano de trabalhos aprovado pela Tutela.

O Largo Rafael Bordalo Pinheiro apresentou uma sequência estratigráfica bastante linear. Trata-se de uma área da cidade bastante afectada pelo Terramoto de 1755, o qual terá destruído fortemente toda a malha urbanística existente. A identificação do substrato geológico imediatamente abaixo dos níveis contemporâneos de pavimento e aterro confirmou os dados segundo os quais a área do Largo teria sofrido acções de decapagem do solo.

Por outro lado, as inúmeras infraestruturas de saneamento, águas ou electricidade identificadas, revelaram uma forte afectação desta área desde o século XIX. Os contextos estratigráficos registados, correspondentes sobretudo a momentos de abertura de valas e aterros, atestaram precisamente essa constante afectação do solo.

Da fase pré-terramoto, apenas identificámos vestígios na Sondagem C, designadamente uma estrutura correspondente ao embasamento e sapata de um muro. As dimensões da referida estrutura, bem como a sua orientação Norte-Sul, enquadrando-se no alinhamento do edificado existente no Largo, permitiu-nos apenas levantar a hipótese de se tratar de um elemento arquitectónico de cariz habitacional. Note-se que, segundo as fontes, esta área seria, em época anterior ao Terramoto, ocupada por estruturas de habitação.

Durante estes trabalhos, as estruturas e depósitos identificados foram devidamente protegidas, tendo sido afectadas apenas no estritamente necessário e com o conhecimento e autorização da DGPC. Em função do exposto, considerou-se que futuros trabalhos na área do Largo Rafael Bordalo Pinheiro deveriam sempre ser alvo de trabalhos arqueológicos, contribuindo para completar o panorama histórico por nós aqui traçado.