Adutor de Vale do Gaio (troço 4), Horta do Cabral 5

Os labores arqueológicos no sítio Horta do Cabral 5, no âmbito da Minimização de Impactes sobre o Património Cultural decorrentes da execução do Adutor de Vale do Gaio (troço 4): Fase de Obra, foram executados no dia 4 de Maio de 2015.

Durante o acompanhamento de obra associado ao projecto em questão, fora identificada no troço 4, junto ao PK 1+105, uma possível estrutura negativa de carácter arqueológico. Perante este contexto, foi programada a realização de uma sondagem arqueológica, implantada no local de acordo com a área de afectação e com os vestígios existentes à superfície, numa área total de 4 m².

Verificou-se que esta estrutura negativa correspondia a um valado, de origem indeterminada, com um enchimento de areias e clastos embalados em matriz argilosa, de origem natural. Não foram identificados materiais arqueológicos.

Após a escavação e registo das realidades identificadas em contexto de obra, os trabalhos foram dados por concluídos. Deste modo, não se justificou a aplicação de medidas de minimização adicionais, além do acompanhamento arqueológico de acções que envolvessem a remoção de terras durante a execução do projecto.

 

Cofinanciado por: