Setúbal

São Francisco

A área que actualmente corresponde a um projecto de loteamento, denominado urbanização de S.Francisco, é referida na documentação histórica como tendo sido ocupada pelo Convento de S.Francisco e pela Igreja de Nossa Senhora da Sebonha.

Praia da Samouqueira

O acompanhamento arqueológico da construção de um parque de estacionamento e de uma pedovia que liga a praia da Samouqueira e Porto Côvo (Polis Litoral do Sudoeste) permitiu a identificação e estudo de estruturas relacionadas com os sítios arqueológicos do Mesolítico e Neolítico, Samouqueira I e II.

Acompanhamento Arqueológico da Herdade do Rego Travesso

Acompanhamento Arqueológico realizado na Herdade do Rego Travesso (Seixal) no âmbito da

Acompanhamento Arqueológico da Mina de Castelo Ventoso, Alcácer do Sal

Trabalhos de acompanhamento arqueológico realizados na Mina de Castelo Ventoso, Alcácer do

Pestana Tróia Eco-Resort, Tróia

Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico decorreram no âmbito do empreendimento Pestana Tróia Eco-Resort & Residences, correspondente à construção de um Conjunto Turístico, formado por dois Aldeamentos Turísticos e um Hotel-Apartamentos.

Rua Carvalho Araújo nº 2

O principal objectivo da intervenção foi recuperar os elementos patrimoniais integrados, nomeadamente, uma janela “gótica”, constituída por cantaria e azulejos, um painel azulejar parietal e elementos de cantaria dos vãos de porta e de janela, bem como a laje da entrada principal da casa, todos com valor Histórico, promovendo para isso acções de conservação com vista a garantir a estabilidade físico-química dos mesmos.

Levantamento Arqueológico das Bacias Hidrográficas dos Rios Sado e Mira

O levantamento do Património Arqueológico da Bacia Hidrogáfica do Rio Sado e do Litoral Sado baseou-se em recolhas bibliográficas.

A13 - Sublanço Pegões - Marateca

Estes trabalhos visaram a verificação do eventual prolongamento dos vestígios arqueológicos identificados a cerca de 200m a Oeste do eixo da via, na sequência do Estudo de Impacte Ambiental que abarcou a obra.

São Francisco, Alcochete

A ERA-Arqueologia foi contratada pela empresa promotora de um empreendimento imobiliário em S. Francisco, em Alcochete, para proceder à escavação de três sepulturas identificadas no decorrer do acompanhamento arqueológico realizado na área de obra.

Pedreira de Areia de Casal Ventoso, Alcácer do Sal

Trabalhos realizados no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental da área a ser afectada pela implantação/laboração da Pedreira de Areia de Casal Ventoso, Alcácer do Sal, avaliando-se o impacte da mesma no que se refere a património construído e arqueológico.

Pedreira de Areia de Arapouco, Alcácer do Sal

Estes trabalhos enquadraram-se no Estudo de Impacte Ambiental da área a afectar pelo alargamento da Pedreira de Areia de Arapouco, avaliando-se o impacte da mesma no que respeita ao património construído e arqueológico.

Urbanização Soltróia, Lote nº 318

Esta intervenção consistiu no acompanhamento arqueológico aquando da escavação e remoção de terras para a construção de uma moradia unifamiliar.

Pedreira de Cilha Queimada – Rio Frio

O objectivo destes trabalhos foi a avaliação do impacte sobre sítios de interesse arqueológico, histórico, etnográfico e patrimonial que pudessem existir na área onde iria ser implantada a Pedreira.

Rua 1º de Dezembro, nº 2, Seixal

Esta intervenção respeitou aos estudos efectuados dos numismas e do espólio vítreo provenientes da escavação realizada no nº 2 da Rua 1º de Dezembro, Seixal.

Ecomuseu do Seixal, escultura Mercúrio

A intervenção de conservação e da primeira parte da investigação de caracterização estrutural e de superfície da escultura Mercúrio foi realizada pela ERA-Arqueologia em 2006.

Albufeira de Venda Velha, Palmela

No âmbito da realização do Plano de Pormenor da Albufeira da Venda Velha foram realizados trabalhos de levantamento e avaliação do património histórico, arqueológico e etnográfico existente nessa propriedade.

Ligação Ferroviária à Siderurgia Nacional, Coina

O acompanhamento arqueológico da empreitada de construção da Ligação Ferroviária à Siderurgia Nacional teve como objectivos a não afectação dos vestígios observados, a identificação de eventuais novos vestígios arqueológicos e a aplicação de medidas de mitigação.

Sítio de Alto da Pacheca, Alcochete

Os trabalhos de diagnóstico arqueológico no âmbito da construção de sistemas de drenagem visaram a avaliação e diagnóstico do impacte do traçado sobre o sítio de Alto da Pacheca, no sentido de determinar a necessidade da aplicação de medidas minimizadoras de maior amplitude.

Requalificação da Avenida Luísa Todi e Espaços Envolventes, Setúbal

O objectivo principal foi a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados na área do projecto de implantação de infraestruturas de electricidade, saneamento, água, telecomunicações e gás, entre outras, bem como garantir a protecção e salvaguarda dos mesmos e efectuar a sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial.

Sistema Elevatório de Águas de Moura 2

Visou-se a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados na área do projecto de implantação dos poços de bombagem e dos sistemas de drenagem.

Ecomuseu do Seixal, colecção de numismática

A ERA-Arqueologia levou a cabo a avaliação do estado da colecção de numismática intervencionada, em 2004, no Ecomuseu do Seixal, bem como a identificação das necessidades de intervenção e a especificação de outras necessidades de conservação da colecção.

Colecção de numismática, Universidade Nova de Lisboa, Monte da Caparica

Os trabalhos de conservação do conjunto de 250 moedas da colecção de numismática do Museu de Évora foram efectuados no laboratório de conservação e restauro de metais, 047, da Universidade Nova de Lisboa, sito no Monte da Caparica.

Rua Francisco Augusto Flamengo, Setúbal

A intervenção realizada permitiu a observação de contextos funerários preservados, constituídos por cinco indivíduos.

Linha Palmela - Ribatejo, 400 kV, Subestação de Fernão Ferro

As acções de prospecção e acompanhamento arqueológico tiveram lugar nos 83 Apoios da Linha e áreas envolventes onde foram executadas actividades que implicaram movimentação de terras.

Anta dos Enxacafres, concelho de Grândola

A escavação integral da Anta dos Enxacafres permitiu a identificação de uma estrutura funerária em cujo tumulus se pôde encontrar, para além do monumento principal, composto por câmara funerária e corredor, uma pequena estrutura escavada na rocha interpretada como uma possível sepultura.

Empreendimento Sol Tróia, Lote 273

A intervenção enquadrou-se numa perspectiva de minimização de impactes patrimoniais face à necessidade de realização de movimentações de terras, com afectação directa do subsolo.

Viaduto do Rio Sado, Lanço B, subconcessão do Baixo Alentejo

Os trabalhos enquadraram-se no âmbito da minimização de impactes sobre o património arqueológico resultantes da execução do Lanço B da auto-estrada que integra a subconcessão do Baixo Alentejo.

Rua Francisco Augusto Flamengo, Setúbal

A intervenção arqueológica permitiu a identificação de contextos funerários, tendo a escavação e exumação destes contextos respeitado à segunda fase destes trabalhos.

Largo José Afonso, n° 69 e 68 A, Setúbal

Efectuaram-se 2 sondagens de diagnóstico, não se tendo registado contextos arqueológicos preservados em nenhuma das áreas intervencionadas.

Anta dos Enxacafres (escavação arqueológica integral)

A escavação arqueológica integral deste sítio permitiu a identificação de uma estrutura funerária em cujo tumulus, se pôde encontrar, para além do monumento principal, uma pequena estrutura escavada na rocha interpretada como uma possível sepultura.

Ampliação da ETAR do Montado, Palmela

O acompanhamento arqueológico da Ampliação da ETAR do Montado teve como principal objectivo confirmar a presença de evidências arqueológicas no subsolo, não identificadas à superfície.

Mercado do Livramento, Av. Luísa Todi, 163, Setúbal

No âmbito da requalificação do Mercado, esta intervenção decorreu do facto de a criação de uma estrutura de acesso implicar a afectação da zona onde se acreditava existir a muralha correspondente ao Baluarte do Livramento.

Igreja Matriz de Grândola

Considerando a sensibilidade da zona de intervenção, os trabalhos arqueológicos asseguraram a não afectação do subsolo, sendo o projeto limitado à tarefa de repavimentação da área envolvente da Igreja Matriz.

Largo D. Paulo da Gama, n.º 8, Palhais

O acompanhamento arqueológico teve como objetivo responder às condicionantes estabelecidas para a execução do projecto para a remodelação e ampliação do edifício.

Casa do Bispo, Rua Antero de Quental, Sesimbra

A necessidade de acompanhamento arqueológico adveio da localização deste imóvel na Zona de Protecção da “Capela do Espírito Santo dos Mareantes”.

Mina C-114 (antiga Pedreira de Castelo Ventoso), Álcacer do Sal

Os trabalhos preventivos de acompanhamento arqueológico durante a execução do projecto da Mina C-114 visaram a detecção de vestígios arqueológicos, bem como a sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial.

Rua Beato Rodrigues e Av. Combatentes da Grande Guerra, Alcochete

O objectivo desta intervenção foi o diagnóstico prévio de uma área abrangida por uma Zona Especial de Protecção da Igreja de Alcochete, Capela da Nossa Senhora da Vida e Igreja da Misericórdia de Alcochete.

Hotel Caminhos de Santiago, Rua Cidade de Beja, Santiago do Cacém

Esta intervenção consistiu no acompanhamento arqueológico dos trabalhos realizados no Hotel Caminhos de Santiago, localizado na Rua Cidade de Beja, em Santiago do Cacém

Requalificação da Marginal de Sesimbra – Marginal Poente e Largo da Marinha

Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico visaram a identificação e caracterização de bens arqueológicos, bem como a implementação de medidas de minimização dos impactos sobre os mesmos.

Rua Dr. Aníbal Esmeriz, Sesimbra

No âmbito da reabilitação da futura sede do Museu Municipal de Sesimbra, realizou-se o acompanhamento arqueológico de todas as atividades que envolveram remoção ou revolvimento de solo no piso térreo do imóvel e na zona exterior ao mesmo.

Convento de Jesus (Setúbal) - Levantamento e Análise do Edificado

Esta intervenção consistiu no levantamento ortofotográfico e na análise do edificado do Convento de Jesus, em Setúbal, com vista a fornecer ferramentas que permitissem à DGPC, em conjunto com os projectistas do processo de reabilitação, estabelecer as mais adequadas estratégias de abordagem ao edifício.

Central Fotovoltaica da Salgueirinha, Pinhal Novo, Palmela

Os trabalhos de acompanhamento arqueológico da obra tiveram como objectivo principal a detecção de eventuais vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados, garantindo a sua protecção e salvaguarda em termos de valor científico e patrimonial.

Blocos de Rega de Vale do Gaio, Atalaia da Quinta

Foram realizadas 3 sondagens, num total de 20 m², para caracterização das possíveis estruturas identificadas, tendo esta área sido definida de acordo com a área de afectação e os vestígios existentes à superfície.

Subsistemas Brejos do Assa e Montado e Brejos do Assa e Passadeiras, Palmela

O acompanhamento arqueológico da obra teve como objectivo identificar vestígios arqueológicos que pudessem ser afectados no decurso empreitada de execução e conclusão dos sistemas de drenagem e elevatórios de ligação entre os subsistemas de Brejos do Assa.

Adutor de Vale do Gaio (troço 4), Horta de S. Roque 1

Realizaram-se duas sondagens manuais no eixo central da área de afectação, numa área de dispersão de materiais arqueológicos à superfície.

Adutor de Vale do Gaio (troço 4), Horta de S. Roque 2

Embora estivesse preconizado um conjunto de 10 sondagens de diagnóstico arqueológico, face aos resultados obtidos nas primeiras, optou-se pela realização de apenas 6 sondagens manuais no eixo central da área de afectação, implantadas numa área de dispersão de materiais arqueológicos à superfície.

Adutor de Vale do Gaio (troço 4), Horta do Cabral 5

Na sequência da identificação, durante o acompanhamento de obra, de uma possível estrutura negativa de carácter arqueológico, foi programada a realização de uma sondagem arqueológica, implantada no local de acordo com a área de afectação e com os vestígios existentes à superfície.

Adutor de Vale do Gaio (troço 4), Horta do Cabral 6

Perante a identificação de um conjunto de manchas circulares que apontavam ser estruturas negativas de origem antrópica, foi necessário caracterizar e proceder ao seu salvamento através do registo.

Blocos de Rega de Vale do Gaio e Adutor de Vale do Gaio, Horta do Pinheiro 5

Os trabalhos permitiram identificar um conjunto de estruturas negativas tipo fossa, uma delas utilizada como espaço funerário, e uma área de necrópole, com diversos enterramentos.

Blocos de Rega de Vale do Gaio e Adutor de Vale do Gaio, Horta do Pinheiro 6

Após se terem identificado, neste sítio, 6 interfaces negativas tipo fossa e fosso, no decurso dos trabalhos de acompanhamento de decapagem de vala, foram realizadas sondagens arqueológicas para caracterização destas ocorrências.

Ligação ao Sistema de Adução de Morgável, Ermidas Aldeia

De modo a avaliar o potencial arqueológico do local, realizaram-se 6 sondagens mecânicas no eixo central da área de afectação, implantadas numa área de dispersão de materiais arqueológicos à superfície.

Ligação ao Sistema de Adução de Morgável, Ermidas Aldeia 2

Realizaram-se 5 sondagens mecânicas no eixo central da área de afectação, numa área total de 20 m², implantadas numa plataforma localizada na margem direita do rio Sado.

Ligação ao Sistema de Adução de Morgável, Monte Novo dos Modernos 1

Realizaram-se 11 sondagens manuais no eixo central da área de afectação, implantadas numa área de dispersão de materiais líticos à superfície e de acordo com as condições geomorfológicas do local.

Blocos de Rega de Vale do Gaio, Monte do Vale do Hospital 2

Realizou-se uma sondagem implantada sobre uma mancha de forma sub-circular, parcialmente afetada durante a decapagem mecânica decorrente da execução da obra, e que corresponderia a uma estrutura negativa.

Largo de São Francisco, Alcácer do Sal

Tendo-se desenvolvido entre o Largo de S. Francisco e o Largo da Amoreira (situado nas imediações do Castelo), os trabalhos de acompanhamento arqueológico cingiram-se às intervenções no solo e no subsolo.

Plano de Urbanização da Entrada Norte da cidade de Setúbal

Na fase inicial foi efetuado um levantamento bibliográfico, cartográfico e documental dos sítios arqueológicos localizados na proximidade da área de afetação. Posteriormente, realizou-se a prospeção sistemática de toda a área a intervencionar.

Subconcessão do Baixo Alentejo, Lanço A, Enxacafres 1

Com o intuito de averiguar neste local a efetiva existência de contextos preservados, foi sugerida uma campanha arqueológica de diagnóstico distribuída por 4 sondagens (num total de 30 m2) nas áreas a afetar.

Subconcessão do Baixo Alentejo, Lanço B, Santa Margarida do Sado 4

No decorrer da escavação foram identificados escassos materiais arqueológicos (núcleos e seixos talhados) dispersos de forma aleatória pelo espaço e uma interface possivelmente de origem natural.

Subconcessão do Baixo Alentejo, Lanço F, Areal

Destes trabalhos foi possível concluir que o sítio com ocupação do Neolítico Antigo se encontrava fora da área de afetação, no local anteriormente intervencionado.

Subconcessão do Baixo Alentejo, Lanço F, Brejo Redondo 2

Estes trabalhos tiveram como objetivo confirmar se a área do sítio arqueológico era superior à conhecida e confirmar a existência de contextos arqueológicos preservados na área de afetação do projeto.

Sítio do Cerrado do Castelo, Grândola

As obras a realizar implicariam a afetação de áreas com potencial arqueológico, dado que se iriam desenvolver num local onde é conhecida a presença de um sítio arqueológico de época romana.

ETAR de Poceirão/Rua António Matias, concelho de Palmela

Foi realizado o acompanhamento arqueológico permanente de vala aberta no âmbito da construção da ETAR, no decorrer do qual não foram registados quaisquer vestígios arqueológicos.

Rua Elias Garcia, n.º 48-52, Cacilhas, Almada

Numa das sondagens de diagnóstico efetuadas foram identificados cortes antrópicos no substrato geológico, muito provavelmente relacionados com as inúmeras pedreiras que ali lavraram a pedra desde a época medieval até época contemporânea.

Avenida Luísa Todi, 123-131, Setúbal

No âmbito do projeto de requalificação deste edificado com habitação e comércio, tornava-se necessário confirmar a existência do troço de muralha eventualmente presente no local e, em função do resultado, definir as mais adequadas medidas de mitigação de impacte a adotar.

Cofinanciado por: