Sítio do Cerrado do Castelo, Grândola

Estes trabalhos arqueológicos foram realizados no sítio do Cerrado do Castelo, no âmbito do projeto de Reabilitação da Escola Básica e Jardim-de-Infância n.º 1 de Grândola. Adjudicados à ERA-Arqueologia pela Câmara Municipal de Grândola, decorreram entre os dias 8 de Agosto e 1 de Setembro de 2016.

As obras a realizar implicariam a afetação de áreas com potencial arqueológico, dado que se iriam desenvolver num local onde é conhecida a presença de um sítio arqueológico de época romana. As zonas iniciais (7 sondagens) foram implantadas conforme estabelecido pela Câmara Municipal de Grândola (Caderno de Encargos), tendo por base um parecer da DGPC, os resultados obtidos em trabalhos arqueológicos anteriores e o projeto de obra existente.

As áreas de duas das sondagens foram, contudo, diminuídas, para aplicação posterior de acordo com os resultados. Como tal, após o início dos trabalhos, foram estabelecidos os restantes espaços a intervencionar, num total de 9 sondagens realizadas e alguns alargamentos. A superfície intervencionada totalizou assim 48 m2.

No decorrer destes trabalhos foi possível confirmar a presença de vestígios conservados de carácter arqueológico em 4 das sondagens executadas – sondagens 1, 2, 3 e 9 – assim como indícios de uma ocupação anterior enquadrada na Pré-história recente, nas sondagens 2 e 5.

Desta forma, foi preconizada como medida de minimização a não realização de trabalhos que implicassem a remoção de terras nestas áreas, nomeadamente na zona a sul do recinto vedado, onde se encontram as estruturas das termas postas a descoberto em intervenções anteriores, por trás do Edifício de Aulas n.º 1. Foi ainda recomendada a reutilização das valas pré-existentes para a implementação das novas infraestruturas de forma a evitar afetações desnecessárias.

Por fim, recomendou-se ainda especial atenção, por parte da equipa de acompanhamento arqueológico afeta à empreitada de reabilitação, ao depósito arenoso situado imediatamente acima do substrato rochoso em arenito, que poderia eventualmente revelar a presença da ocupação Pré-histórica mencionada.

Cofinanciado por: