Pedreira de Areia de Casal Ventoso, Alcácer do Sal

Esta intervenção surgiu no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental da área a ser afectada pela implantação/laboração da Pedreira de Areia de Casal Ventoso, Alcácer do Sal, avaliando-se o impacte da mesma no que se refere a património construído e arqueológico.

O concelho de Alcácer do Sal conheceu um ocupação desde época Pré-Histórica, materializada num elevado número de sítios arqueológicos identificados. O inúmero património arqueológico e arquitectónico, que cobre um pouco todo o concelho, reflecte a importância que esta região assumiu em diversas épocas.

Levou-se então a cabo um levantamento prévio bibliográfico/documental, para se proceder a uma posterior confirmação/relocalização dos elementos de interesse histórico, arqueológico, etnográfico e patrimonial identificados. Não foram encontradas quaisquer referências para a área em causa. A prospecção sistemática da área confirmou este panorama, não se tendo detectado evidências.

As medidas de minimização sugeridas consistiram no acompanhamento arqueológico e em acções de formação junto dos técnicos, encarregado e director da Pedreira.

Cofinanciado por: