Mina C-114 (antiga Pedreira de Castelo Ventoso), Álcacer do Sal

Realizada nos dias 18 e 19 de Abril de 2012, esta intervenção arqueológica enquadrou-se numa perspectiva de minimização de impactes da laboração da Mina C-114 (anteriormente designada por Pedreira de Casal Ventoso/Castelo Ventoso), localizada em Álcacer do Sal, no cumprimento da Declaração de Impacte Ambiental de 31 de Maio de 2004.

A programação de acções preventivas de acompanhamento arqueológico durante a execução do projecto da Mina teve como objectivo a detecção de vestígios arqueológicos, bem como a sua caracterização em termos de valor científico e patrimonial. Estes labores tiveram uma periodicidade consentânea com o ritmo de laboração da Mina e a avaliação da situação feita pela equipa de acompanhamento.

De acordo com a natureza dos trabalhos de laboração da Mina (sobre areias e níveis geológicos naturais estéreis), e face aos dados recolhidos no âmbito das acções arqueológicas, entendemos não se justificar o acompanhamento permanente e exaustivo. Assim, propôs-se que o acompanhamento passasse a ter uma periodicidade trienal.