Largo D. Paulo da Gama, n.º 8, Palhais

O acompanhamento arqueológico integrado no empreendimento de remodelação e ampliação de um edifício situado no Largo D. Paulo da Gama, n.º 8, Palhais, concelho do Barreiro, foi executado entre os dias 21 e 23 de Março de 2017.

O objectivo foi responder às condicionantes estabelecidas para a execução deste projecto e à proposta de medidas de minimização constante no relatório final das sondagens de diagnóstico no mesmo sítio (Pereiro, 2016). Note-se que este imóvel se insere na área classificada como Núcleo Histórico Urbano de Palhais e na Zona Especial de Protecção ao Pórtico Manuelino da Igreja de Nossa Senhora da Graça de Palhais, classificado como Monumento Nacional desde 1922.

Os resultados deste acompanhamento foram consonantes com os apresentados nas conclusões dos trabalhos de diagnóstico. Num momento mais antigo, entre os séculos XVII e XVIII, o local teria uma configuração diferente, nomeadamente ao nível da estruturação de edifícios. Na zona da sondagem 2, teríamos um quintal onde eram feitos despejos de lixos domésticos, como pôde ser verificar pelo depósito à presente. Mais tarde, talvez em finais do séc. XVIII/inícios do séc. XIX, foi construída a casa actual e o local terá tido a mesma configuração até aos dias de hoje.

Concluídos estes trabalhos, considerou-se que não eram necessárias medidas de minimização adicionais.