Rua Francisco Augusto Flamengo, Setúbal

A intervenção arqueológica realizada, em 2010, na Rua Francisco Augusto Flamengo, em Setúbal, permitiu a identificação de contextos funerários. A escavação e exumação destes contextos respeitou à segunda fase destes trabalhos, tendo sido exumados 15 indivíduos em contexto primário, em decúbito lateral direito com a orientação SO – NE.

As características observadas são compatíveis com ritos funerários islâmicos, sendo congruentes com aquelas observadas nos indivíduos exumados na fase I. Refira-se que um dos 15 indivíduos (indivíduo 5) tinha sido parcialmente exumado durante a primeira fase de trabalhos.

Destacou-se igualmente que o esqueleto da sepultura 10 se estendia para o corte Norte, tendo sido exumada apenas a porção que se encontrava dentro da área escavada. O restante esqueleto seria exumado em fase de trabalhos posterior, aquando do alargamento da área. Este indivíduo revelou que os contextos funerários se prolongavam para além da área intervencionada, sendo possível que existissem mais sepulturas para além das escavadas.

 Indivíduo exumado da sepultura 10.

Os 15 indivíduos corresponderam a sete não-adultos, sete adultos e um possível adulto. Quanto à diagnose sexual, foram identificados um possível homem, três mulheres, duas possíveis mulheres e nove indeterminados. Em termos paleopatológicos, foram identificados casos de patologia oral, indicadores de stress fisiológico, patologia degenerativa articular e não-articular e patologia traumática.

Embora a amostra de indivíduos fosse maior que a da primeira fase, não foi, porém, suficiente para que a questão da representatividade da população de origem fosse convenientemente abordada. A análise paleodemográfica encontrou-se, também, consequentemente inviabilizada. Acresce o facto de apenas ter sido intervencionada parte, e não a totalidade, da necrópole, não existindo, subsequentemente, uma visão global da mesma.

Atendendo à variável descrita acima, não se excluiu a possibilidade de nos encontrarmos perante uma área específica deste espaço funerário, onde teriam sido inumados indivíduos de grupos bio-sócio-culturais específicos, e, subsequentemente, termos uma percepção potencialmente deturpada da população de origem.

 

Cofinanciado por: