Rua Carvalho Araújo, nº 2, Sines

O principal objectivo da intervenção foi recuperar os elementos patrimoniais integrados, nomeadamente, uma janela “gótica”, constituída por cantaria e azulejos, um painel azulejar parietal e elementos de cantaria dos vãos de porta e de janela, bem como a laje da entrada principal da casa, todos com valor Histórico, promovendo para isso acções de conservação com vista a garantir a estabilidade físico-química dos mesmos.

A janela gótica é constituída por uma moldura de pedra calcária compacta e o seu vão, cego, é coberto por azulejos, cujo padrão situa a sua manufactura no final do século XVII ou início do século XVIII. A presença destes azulejos neste vão específico poderá ter passado por um aproveitamento de um painel de maiores dimensões, de outro local. São azulejos de padrão, com elementos vegetalistas em formas de espiga e linhas estilizadas, em tons de azul e amarelo sobre fundo branco. São ao todo 96 azulejos, sendo que os que acompanham a forma do arco do vão estão recortados.

A sustentar a ideia de aproveitamento de azulejos está a parede de suporte dos azulejos, de cimentos Portleand, cujo acesso foi possível durante a intervenção. Os azulejos não estão fixos directamente ao cimentos, mas a uma argamassa aplicada entre o azulejos e a parede de cimento. A suportar o vão está um barrote de madeira maciça toscamente talhado, com medidas de 153 x 17 x 19 cm (visíveis).

 A moldura de calcário poderá, do mesmo modo ter sido aproveitada de outro local e colocada na sua actual localização. Tem dimensão total de 174 x 144 cm, sendo constituída por blocos maciços, de aresta biselada, com terminação superior em arco quebrado. Os blocos de pedra têm aproximadamente 20 x 14 cm. Pelas suas características formais é possível situar a sua época de construção no século XVI, o que terá dado origem ao nome pela qual se designa a janela – “janela gótica”.

A intervenção descrita neste relatório teve como objectivo a estabilização, conservação e protecção dos elementos de património integrado referidos. As acções passaram pela remoção de materiais incompatíveis e destabilizadores, fazendo a substituição por materiais compatíveis e tendo em conta as necessidades reais dos elementos patrimoniais. Optou-se pela reintegração cromática dos preenchimentos, uma vez que de outra maneira estes ficariam demasiado destacados, dificultando a leitura global dos mesmos. 

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