Blocos de Rega de Beringel-Beja, Monte do José Bernardo

Estes trabalhos foram adjudicados à ERA-Arqueologia pela EDIA S.A. e decorreram entre os dias 6 e 18 de Maio de 2015. Realizaram-se no sítio do Monte do José Bernardo, no âmbito dos Blocos de Rega de Beringel-Beja: Fase de Obra (2ª fase).

No decurso do acompanhamento arqueológico de decapagem para a abertura da vala C5, haviam sido identificadas três manchas de forma circular, sugerindo a existência de estruturas negativas. Desta forma, foram realizadas 3 sondagens que incidiram sobre os contextos observados, num total de 9,5 m², com o objectivo de fazer a caracterização dos mesmos.

A intervenção revelou a existência de três furos destinados à captação e conservação de aquíferos provenientes do leito do Barranco de Meia Légua, que conservariam a água do nível freático durante os períodos em que este se encontrava seco. Não foi possível estabelecer a cronologia da sua utilização, dado que foram recolhidos materiais de cronologia romana associados a faianças, tendo-se assumido que estes fossem o resultado de escorrências, devido à localização destas estruturas no leito do barranco.

Foi ainda importante salientar a identificação e intervenção, por parte da equipa afeta ao acompanhamento desta empreitada, de 2 realidades distintas na mesma zona. A primeira corresponde a um conjunto de 13 possíveis valas de plantio de planta circular e a segunda a um valado relacionada com práticas agrícolas.

Após a escavação e registo das realidades identificadas em contexto de obra, e que seriam diretamente afetadas por esta, os trabalhos foram dados por concluídos, não se preconizando a aplicação de medidas de minimização adicionais, além do acompanhamento arqueológico de ações que envolvessem a remoção de terras.

Cofinanciado por: