Ruas Sousa Refoios e Infantaria, Coimbra

Estes trabalhos de acompanhamento arqueológico da obra para instalação de infraestruturas de comunicações da Portugal Telecom decorreram entre os dias 27 de Junho e 9 de Julho de 2013. A intervenção teve a duração de seis dias e meio, tendo sido efetuado o acompanhamento da abertura de 76 metros de vala e três caixas.

A estratigrafia presente no local não revelou grande potencialidade, estando relacionada sobretudo com o nível de calçada, nível de inertes e níveis remexidos de preenchimento de valas anteriores. Deve-se realçar que os trabalhos foram realizados sobre antigas valas abertas pela Portugal Telecom para uma primeira colocação de cabos, aproveitando o antigo traçado para instalar as novas infraestruturas.

Dos trabalhos realizados, saliente-se o aparecimento de um nível de calçada e um alinhamento de lajes junto à face leste do Centro de Recrutamento do Quartel de Santana, em frente ao n.º 4 da Rua Sousa Refoios, aquando da abertura de uma caixa. Durante a abertura da vala que sai desta caixa em direcção ao Quartel de Santana, foi também identificada, e recolhida, uma base de coluna descontextualizada no enchimento de uma vala previamente aberta.

No momento da identificação deste troço de calçada, pararam-se os trabalhos e foi contactada a Direcção Regional de Cultura do Centro, sendo agendada uma reunião no local de forma a delinear qual a medida de minimização de impacte a adoptar.