Subconcessão do Baixo Alentejo, Lanço C, Monte do Arcediago

Os trabalhos de escavação manual no sítio do Monte do Arcediago (CAM de São Brissos, Beja) foram executados, nos dias 28 de Junho a 11 de Julho de 2011, no âmbito do projeto de construção da Concessão Rodoviária do Baixo Alentejo (Lanço C).

Após a deteção, em fase de acompanhamento de obra, de vestígios arqueológicos (tegulae e ossos humanos) no talude Norte do CAM de São Brissos haviam sido realizadas ações de decapagem e limpeza de superfície, confirmando-se a existência de estruturas negativas com enterramentos.

Foram então efetuados os seguintes trabalhos de minimização de impacte: 1 sondagem de diagnóstico (num total de 12 m2) utilizando meios manuais; alargamento de 2,7 m2, dado que durante a escavação foram detetadas mais 2 sepulturas na área de afetação.

No local e durante a escavação foram identificadas 4 sepulturas de época romana, escavadas em fossa, delimitadas ou cobertas por tegulae.

Após esta intervenção, considerou-se integralmente escavada a área de impacte prevista no projeto. No caso de alteração de projeto e, respetivamente, da área de afetação, deveriam ser realizados trabalhos de escavação integral.

 

Cofinanciado por: