Alteração do Antigo Convento do Desagravo do Santíssimo Sacramento, Lisboa

Adjudicado à ERA-Arqueologia pela T.P.S. Construções, o acompanhamento arqueológico relativo à empreitada de Alteração do Antigo Convento do Desagravo do Santíssimo Sacramento foi realizado de Novembro de 2013 a Novembro de 2014.

A intervenção justificou-se pelo facto de o edifício do Convento do Desagravo se inserir em Zona de Intervenção de nível I do PDM, bem como na ZEP (Zona Especial de Protecção) do Panteão Nacional, o que implica a realização de sondagens arqueológicas em áreas de potencial arqueológico sujeitas a afetação.

Apesar das grandes alterações no Convento, o acompanhamento permitiu registar um conjunto de estruturas edificadas anteriores ao atual complexo do Convento, caso dos muros no piso 1 e piso 2, e sedimentos de origem antrópica de nivelamento no corpo poente do edifício, que confirmam a topografia de implantação do conjunto conventual.

De referir que o muro longo (com cerca de 12 m) registado sob as paredes do compartimento e corredor a oeste apresentava um aparelho muito semelhante ao da estrutura identificada na sondagem 3 do Campo de Jogos e que corresponde a um dos elementos mais antigos aí observado.