Rua Garrett, n.º 47, Lisboa

A intervenção arqueológica integrada na empreitada de implementação de infraestruturas de fibra óptica junto ao número 47 da Rua Garrett, em Lisboa, foi adjudicada à ERA-Arqueologia pela TELCABO, Lda. e decorreu nos dias 4 e 5 de Julho de 2014.

A Rua Garrett encontra-se abrangida pelo Plano de Salvaguarda da Baixa Pombalina, que determina que a realização de obras em áreas não afetadas previamente pela colocação de infraestruturas seja precedida da realização de sondagens arqueológicas de diagnóstico prévias, como medida de minimização de impacte.

Os trabalhos consistiram na escavação de duas sondagens de diagnóstico e no acompanhamento da abertura de uma vala junto ao edifício em questão, tendo como resultado a identificação de duas estruturas hidráulicas. Encontrando-se estas estruturas ainda em uso, a cota de afetação de obra foi alterada, pelo que o cabo óptico foi implantado sem que estas fossem afetadas.

Quanto ao enquadramento cronológico das estruturas, tudo pareceu indicar que a sua construção teria ocorrido no contexto das obras pombalinas. Contudo, não foi possível efetuar uma datação precisa dado que os depósitos que as cobriam se encontravam muito alterados pelas infraestruturas contemporâneas, não existindo quaisquer materiais associados.