Travessa do Chão da Feira, Lisboa

Os labores arqueológicos efetuados no quadro do empreendimento “Reabertura da vala de telecomunicações” na Travessa do Chão da Feira, em Lisboa, foram adjudicados à ERA-Arqueologia pela Bysat e decorreram entre os dias 29 de Abril e 10 de Maio de 2016.

A intervenção correspondeu ao acompanhamento da reabertura de uma vala para a instalação de infraestruturas de telecomunicações. No entanto, refira-se que a primeira vala se apresentava inadequada para as necessidades técnicas, tendo uma vistoria por parte da fiscalização da Câmara de Lisboa exigido a execução de uma segunda abertura a uma maior distância da fachada do edificado.

No decorrer dos trabalhos não foram identificados vestígios arqueológicos preservados, sendo todo o registo estratigráfico identificado relativo a processos recentes de remodelação da via pública ou instalação de infraestruturas. Tendo isto em consideração, não se preconizou a necessidade de medidas de minimização futuras no espaço de incidência do empreendimento.