Rua das Trinas, n.º 124/128, Lisboa

A intervenção arqueológica realizada no âmbito do empreendimento “Rua das Trinas nº 124/128”, em Lisboa, foi adjudicada à ERA-Arqueologia pela Greatwell, Investimento Unipessoal, Lda, tendo decorrido entre 17 de Abril e 22 de Junho de 2016. Os trabalhos dividiram-se em duas fases: a primeira caracterizou-se pela escavação de três sondagens de diagnóstico e a segunda pelo acompanhamento arqueológico ao longo da empreitada.

No relatório preliminar entregue à Direção-Geral do Património Cultural, foi referida a presença de um muro que tinha uma datação anterior a 1929. Todavia, durante a intervenção constatou-se que se estava perante o reforço do alicerce da parede do edifício a Sul do espaço. Assim, a datação anteriormente apresentada seria remetida para a cronologia do edificado e não de uma estrutura pré-existente.

Relativamente ao acompanhamento arqueológico, a estratigrafia analisada entra em concordância com a informação recolhida durante a fase das sondagens de diagnóstico.

Face ao exposto, considerou-se que foram cumpridos todos os pressupostos apresentados aquando do pedido dos trabalhos arqueológicos. Todavia, salientou-se que todos os futuros trabalhos que viessem a ser propostos careceriam de acompanhamento arqueológico, pois o local encontra-se na Zona Especial de Proteção do conjunto formado pelo Museu Nacional de Arte Antiga, da Igreja de São Francisco Paula, do extinto Convento das Trinas do Mocambo e do Chafariz da Esperança.