Rua Nova de São Mamede, 62-68, Lisboa

Intergrados no empreendimento de reabilitação e adaptação de num edifício sito na Rua Nova de São Mamede 62-68, em Lisboa, estes trabalhos foram adjudicados à ERA-Arqueologia pela Construtora UDRA e decorreram entre 26 de Dezembro de 2016 e 13 de Fevereiro de 2017.

O imóvel situa-se numa zona de nível III do Plano Diretor Municipal de Lisboa, o que determina que os projetos de operações urbanísticas que tenham impacto ao nível do subsolo devem ter acompanhamento arqueológico presencial da obra e a realização de ações com vista à identificação, registo a preservação de elementos de valor arqueológico existentes no local. O local encontra-se ainda na ZEP conjunta dos edifícios classificados da Avenida da Liberdade e área envolvente.

Os trabalhos consistiram no acompanhamento arqueológico de todas as ações necessárias ao projeto de intervenção estrutural, designadamente a escavação e contenção periférica, bem como o aumento da área de semi-cave no pátio a tardoz. Foram realizadas escavações para avaliação da vulnerabilidade sísmica do edifício.

Não foram identificados quaisquer contextos arqueológicos anteriores ao atual edificado.