Escola Secundária Seomara da Costa Pinto, Amadora

O acompanhamento arqueológico efetuado na Escola Secundária Seomara da Costa Pinto, sita na Rua Elias Garcia, 329, freguesia da Venteira, Amadora, no âmbito da obra promovida pelo Parque Escolar EPE, decorreu no período de tempo compreendido entre os dias 14 de Abril de 2011 e 3 de Junho de 2011.

O objetivo que presidiu à realização dos trabalhos de cariz arqueológico traduziu-se na mitigação do eventual impacte patrimonial provocado pela empreitada de construção atribuída à Britalar/ABB ACE.

O acompanhamento arqueológico incidiu sobre grande parte da área afetada no decurso da 1.ª fase da obra. Ao longo dos trabalhos realizados não se detectaram quaisquer evidências arqueológicas.

Trata-se dum solo bastante perturbado por acções antrópicas recentes – colectores, tubagens e sapatas dos dois edifícios desmantelados – não se tendo encontrado qualquer indício estratigráfico ou estrutural que sugerisse a presença de vestígios que tivessem sido eventualmente destruídos pelas citadas infraestruturas.

Os escassos vestígios materiais recolhidos enquadraram-se em época Moderna e Contemporânea, não estando associados a qualquer contexto arqueológico. A presença deste espólio pode dever-se a escorrências, uma vez que o local escavado encontra-se implantado no sopé duma colina.

Verificou-se ainda que o nível freático se encontrava a cerca de 2m do piso de circulação atual.