Rua dos Anjos, 1-1J, Lisboa

Adjudicados à ERA-Arqueologia pela GUESTHOUSE PASCOAL DE MELO, Lda., os trabalhos arqueológicos realizados no âmbito do empreendimento de reabilitação do edificado sito na Rua dos Anjos 1-1J, em Lisboa, decorreram nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2018.

A intervenção correspondeu à abertura de 3 sondagens de diagnóstico e ao acompanhamento da escavação das sapatas perimetrais e da caixa de elevador.

Foi possível verificar que este edifício corresponde ao único processo ocupacional conhecido neste sítio. Os contextos identificados durante a escavação e acompanhamento são associáveis à construção do atual prédio, com a abertura de sapatas, a construção dos alicerces e a implantação das redes de saneamento. Esta terá ocorrido algures nos finais do século XIX, não estando ainda representado na Planta de Lisboa de Goullard (1878-79), sendo que até este momento o espaço estaria ocupado por terrenos baldios ou hortas.

O impacto destes trabalhos na estratigrafia local terá sido considerável, com a decapagem e remoção dos níveis tópicos associáveis a qualquer ocupação prévia. No decorrer dos trabalhos de construção, o depósito geológico removido das valas de fundação terá sido reaproveitado para o nivelamento do espaço interior do piso 0, correspondendo a depósitos que se apresentaram similares à camada geológica local, embora revolvida e antropizada.

Em suma, concluiu-se que o sítio da Rua dos Anjos 1-1J corresponde a uma ocupação recente, datável de finais do século XIX, não existindo vestígios anteriores. Tendo em conta os dados obtidos, considerou-se desnecessário definir medidas de minimização de futuros trabalhos.