Rua Padre Américo e Rua das Cotovias, Loures

Os labores de prospeção geofísica enquadrados no empreendimento situado na Rua Padre Américo e Rua das Cotovias, na freguesia de Santo Antão do Tojal, em Loures, foram promovidos pela WELL SENIOR, LDA e decorreram nos dias 8 a 10 de Janeiro de 2018.

O futuro edifício enquadra-se na Zona Especial de Protecção (ZEP) do “Palácio da Mitra”, Imóvel de Interesse Público. Assim, no âmbito da apreciação do projeto, a DGPC determinou que, tendo em conta o impacte da futura construção do edifício, fossem realizadas sondagens de diagnóstico no sentido de se aferir da presença de vestígios arqueológicos.

Tendo em consideração o novo projeto para o local e o seu impacto no subsolo, que implicava uma afetação de áreas muito significativa, propusemos uma estratégia de intervenção que considerámos ser a mais adequada, nomeadamente através da execução de prospeção geofísica.

A prospecção geofísica do local visou identificar contextos preservados, nomeadamente estruturas arqueológicas, fornecendo uma imagem global do sítio que permitisse um futuro planeamento consistente dos restantes trabalhos arqueológicos, nomeadamente as sondagens de diagnóstico, dando assim cumprimento ao parecer da DGPC.

Este trabalho teve como principais objetivos a identificação de possíveis anomalias arqueológicas presentes no subsolo, e auxiliar na estratégia de implantação de sondagens de diagnóstico em zonas específicas.

Os dados recolhidos permitiram verificar a existência de anomalias não visíveis à superfície que poderiam corresponder a estruturas arqueológicas enterradas. Assim, e de forma a dar resposta às condicionantes do parecer da DGPC, preconizou-se a realização de sondagens mecânicas num total de 200 m2 nos locais onde foram identificadas as citadas anomalias, devidamente assinaladas na cartografia.

Cofinanciado por: