Praça do Príncipe Real, n.º 35, Lisboa

O acompanhamento arqueológico de obras enquadrado na empreitada “Obras de adaptação 'A creche do principezinho' do edifício sito na Praça do Príncipe Real n.º 35”, em Lisboa, decorreu entre Janeiro e Agosto de 2011. Procedeu-se ao acompanhamento das escavações até a cota de afectação no plano de obra, tendo sido identificados vestígios de cariz arqueológico e patrimonial na área do logradouro.

No interior e no exterior do edifício foram abertas várias sapatas com vista ao reforço estrutural do edifício. Na sequência da abertura das referidas sondagens foram registados elementos estruturais (alicerces) relacionados com as próprias fundações do edifício, datáveis da 2ª metade do séc. XVIII. Também no exterior do edifício foram detectadas estruturas, enquadráveis no século XX.

Para além das referidas realidades estruturais, foram recolhidos materiais datáveis dos séculos XVIII a XX, aspectos consentâneos com as características e origem dos aterros identificados, assim como com a situação vivida nesta zona da cidade entre os séculos XVIII-XX, no período pós-terramoto. Face aos resultados obtidos no decorrer deste trabalho, consideraram-se cumpridos os objectivos de minimização de impactes patrimoniais propostos em Plano de Trabalhos à DGPC.